Macau no seculo XVII (depois de 1638)
(Margem do porto interior, vista da Lapa – Fac-simile (reduzido) d´uma antiga gravura hollandeza) (1)
“Apezar de não ser não ser desenhada com as devidas proporções, é curiosa porquie é das mais antiga s que conheço. Representa a margem que deita para o porto interior, vista da ilha da Lapa. Para mais facil comprehensão colloquei diversos números que indicam:
1- Fortaleza do Monte; 2 – Ermida e fortaleza da Guia; 4- Ermida e fortaleza (?) da Penha; 5 – Forte do Bom parto ? ou bateria no alto do monte imminente à fortaleza da Barra ?; 6 – Fortaleza de S. Thiago da Barra; 7 – Pagode da Barra; 8 – Convento de S. Paulo; 9 – Porta do cerco.
É curioso notar n´esta gravura: os torreões da fortaleza do Monte; a Guia já com fortaleza, o que mostra ser a gravura posterior ao anno de 1638 (2); as ameias e canhoneiras que se notam no muro que circumda a ermida da Penha; e a indicação d´um reducto ou bateria na altura sobranceira à Barra, de que hoje não restam vestígios. E a que vae indicado com o n.º 5, que não parece seja a fortaleza de Bom porto, (ou Bom parto) que está na outra margem da cidade e não podia ser vista do ponto da Lapa d´onde foi tirada a estampa.” (1)
(1) PEREIRA, J. F. Marques – Ta-Ssi-Yang-Kuo, 1899-1900. Edição da Direcção dos serviços de Educação e Cultura / Arquivo Histórico de Macau, 1984.
(2) A fortaleza de N.ª Senhora da Guia teve princípio em setembro de 1637 e terminou em março de 1638. (1)