A particularidade deste filme que o Teatro Capitol estreou em 12 de Dezembro de 1954, era não ser usual os filmes dessa época terem legendas em português.
Com as sessões às 14.30, 19.30 e 21.30 horas , o espectáculo para maiores de 18 anos, com legendas em português, era anunciado como “Um filme cheio de vida, de cor e de encanto ” e “Uma espectaculosa produção tecnicolorida da M. G. M.“
Dirigido por Norman Foster para a MGM, “Sombrero” foi filmado em 1953 com os actores Ricardo Montalbán, Pier Angeli, Vittorio Gassman and Cyd Charisse.
O filme foi a estreia (“sensacional estreia em filme do bailarino internacionalmente afamado“) de José Greco, excelente dançarino flamenco e coreógrafo, muito popular na América (onde popularizou as danças espanholas) nas décadas de 50 e 60 (século XX).
“Sombrero (film)” by Source. Licensed under Fair use via Wikipedia
https://en.wikipedia.org/wiki/File:Sombrero_(film).jpg#/media/File:Sombrero_(film).jpg
O filme conta-nos três histórias melodramáticas de casais amantes em duas aldeias mexicanas. Para compreender o argumento, relacionado-o com os nomes dos actores, aqui ficam os papeis dos actores principais.
Ricardo Montalban: Pepe Gonzales
Pier Angeli: Eufemia Calderon
Vittorio Gassman: Alejandro Castillo
Yvonne De Carlo: Marìa of the River Road (Maria del lungofiume)
Cyd Charisse: Lola de Torrano
Nina Foch: Elena Cantù
Rick Jason: Ruben
José Greco: Gitanillo de Torrano
No “Youtube”, uma das sequências da dança da excelente bailarina Cyd Charisse:
https://www.youtube.com/watch?v=vAmgYQadWG0
NOTA: A referência em “BREVEMENTE” do documentário da RKO de 1952, “The Sea Around Us“,dirigido por Irwin Allen, baseado no livro de Rachel Carson e que ganhou o óscar do melhor documentário em 1953.