O dia 1 de Dezembro era, antes de 1974, dedicado à Mocidade Portuguesa em todo o território nacional. Em Macau, no ano de 1972, este acontecimento celebrou-se com um conjunto de cerimónias que se iniciaram na véspera, com início à 21,00 horas, na Fortaleza do Monte, a cerimónia da Velada de Armas, feita pelos filiados dos cinco centros da Mocidade Portuguesa. Na madrugada do dia 1, a Bandeira Nacional ergueu-se no grande mastro da Fortaleza, que então, dominava grande parte da cidade.
No dia 1, concentrou-se a Mocidade Portuguesa para um Festival Desportivo no Campo Desportivo «28 de Maio».
O Governador, General Nobre de Carvalho passou revista a alguns castelos da Mocidade Portuguesa que seguidamente desfilaram perante a tribuna do Chefe da Província.
Numerosa assistência que enchia asa bancadas, notando-se entre ela as mais destacadas individualidades da vida oficial da província, muitos alunos das diversas escolas oficiais e oficializadas, a que se juntaram elementos das suas famílias.
Após o toque do Hino Nacional, o Comissário Provincial, Capitão Fernando dos Santos Maia, proferiu a alocução dirigida aos jovens da Mocidade Portuguesa.
Uma exibição da classe do Centro Especial de Judo da Mocidade Portuguesa
Provas de corridas de atletismo
Apresentação dos vencedores de uma das provas de atletismo
Distribuição de prémios pelo Governador
Fotos e informações retiradas de «Macau B. I. T.» 1972.