As  provas automobilísticas  integradas na XIX Grande Prémio de Macau realizaram-se nos dias 19, 25 e 26 de Novembro.
No dia 19, foram realizadas as eliminatórias do Troféu ACP; Motociclos Júnior até 250 ccs; e a Final do Troféu ACP e «Guia 200»
Os resultados destas competições foram os seguintes:
Motociclos Júnior:
1.º – N.º 11 – Jason Ho (HK) – Yamaha DTI – 38m 38s, 34
2.º – N.º 72 – Chan Yoi Yuen (Macau) – Yamaha DT2 – 39m 14s,09
3.º – N.º 16 – Siu Kwok To (Macau) – Suzuki – 39m 17s,99
Troféu ACP
1.º – N.º 40 – U. Ritcher (HK) – BMW 2002TI – 33m 03s,39
2.º – N.º106 – Wan Shek Kong (HK) – Morris Cooper S – 33m 54s,13
3.º – N.º 3 – John Fraser (HK) – Austin 1275GT – 34m 20s,25
Guia 200 (200,4 milhas)
1.º – N.º 2 – John Macdonald – Austin Cooper S – 3h 11m 15s,94
2.º – N.º 22 – Harold Lee – Opel Ascona – 3h 12m 09s,30
3.º – N.º 23 – Albert Poon – Opel Ascona –  3h 15m 01s,06

MACAU B. I. T. XII-9-10 Nov-Dez 1977 XIX GPM IIUm aspecto do trágico acidente em que perdeu a vida o malogrado corredor, Chan Shui Fat, de 26 anos de idade, conduzindo um Mini-Cooper S.

Provas do Dia 25:
Corridas de Motociclos, Sénior, acima de 251 ccs.
1.º Yutaka Oda (Japão) – Yamaha R5F – 34m 34s,90
2.º Jason Ho (Hong Kong) . Norton Commando 745 – 36m 11s,70
3.º O Gunvawan (Indonésia) – Zuzuki – 36m 25s,57
Eliminatórias de Carros de Produção Corrente (principiantes)
Carros do Grupo 2, Sénior -Turismo
1.º – K. Misaki – Toyota Celica – 1h 17m 11s,16
2.º – N. Tachi – Toyota Corolla- 1h 19m 58s,87
3.º Trd Moorat – BMW 2002 T1 -1h 20m 14s,29
Carros de Grande Turismo e Sport
1.º – H. Adamzcyk – Porche Carrera 906 – 1h 32s,89
2.º – Harold Lee – Honda S800 -1h 01m 09s,66
3.º – K. J. Doerr – Porsche 911R – 1h 11m 01s,57
Provas do Dia 26:
Carros de produção corrente (principiantes) – final
1.º – U. Richeter (Alemanha) – BMW 2002 Alpina – 49m 13s,43
2.º – Paul  Stania (Hong Kong) – BLMC Mini Cluman – 50m 56s,20
3.º – Tony Cheong – Honda Coupé 9S – 51m 19s,27
MACAU B. I. T. XII-9-10 Nov-Dez 1977 XIX GPM IVI Grande Prémio de Motocicletas
1.º – Ikujiro Takai- Yamaha TR3 – 1h, 19m 51s,04
2.º – Yutaka Oda –  Yamaha TR3 – 1h 19m 51s,27
3.º – Akira Terui – Yamaha TR3 – 1h 21m 52s,81.
MACAU B. I. T. XII-9-10 Nov-Dez 1977 XIX GPM IIIXIX Grande Prémio de Macau
1.º – N.º 11 – John Macdonald – Brabham BT 36 – 2h 00m 08s,64.
2.º – N.º 73 – M. Stewart – Dolfin – 2h 00m 39s,77.
3.º – N.º 6 – Sonny Rajah – March 712 -M – 2h 00m 41s,70.
MACAU B. I. T. XII-9-10 Nov-Dez 1977 XIX GPM IVNOTA:
John Macdonald (1936, escocês, radicado em Hong Kong de 1963 a 1978) principiou em provas de motas e carros em 1957 mas foi após a sua fixação de residência em Hong Kong em 1963 (onde viveu até 1978) que alcançou grande sucesso em circuitos e provas na Ásia quer em motociclismo quer em automobilismo. É uma das lendas do circuito da Guia de  Macau, com recorde de vencedor por quatro vezes do Grande Prémio de Macau (Fórmula Livre):   1965 (Lotus 18-Ford), 1972 (Brabham BT36), 1973 (Brabham BT40) e em 1975 (Ralt RT1-Ford). Foi 2.º no Grande das Motocicletas em 1968  e 1.º em 1969 (Yamaha). Foi em 1972, o 1.º vencedor da Corrida da GUIA 200 (prova para carros de turismo)

John Macdonald GPM 1972John Macdonald – Vencedor do XII Grande Prémio de Macau – 1972
(Na foto, outra legenda do Circuito da Guia, Teddy  Ip)

Competed on two and four wheels throughout England, Africa, Japan, SE Asia and Australia and was based in Hong Kong from 1963 to 1978. Over the years won the Asian Kart Prix, Macau Motorcycle GP, 3 international rallies, Macau Guia 101, Philippine Driving Championship, 4xMalaysia GP, 3xSelangor GP, 3xPenang GP, 2xPhilippine GP, 1xIndonesia GP, 4xMacau GP and 1xMacau Motorcycle GP . Won over 100 races. Prepared vehicles and ran teams for Marlboro, Lancia and Ford from 1969 to 1972, and from 1972 to 1976 ran the Cathay Pacific racing team.”
http://www.teamdan.com/people/m.html
Fotos e informações de «MACAU B. I. T.», 1972