Integrada nas comemorações do IV Centenário da publicação de «Os Lusíadas», realizou-se na noite de 13  do Novembro de 1972,  no ginásio do Liceu Nacional Infante D. Henrique, uma manifestação músico-literária com a presença do Governador, José Nobre de Carvalho e sua Esposa. Estiveram também presentes as principais autoridades civis, militares e eclesiásticas da província, além de numeroso público, constituído na sua maioria por familiares dos alunos, que encheu por completo o ginásio.
O recinto encontrava-se decorado, notando-se um friso de painéis de temática camoniana – elaborados pelos alunos – que cobriam três das quatro paredes do ginásio. E a novidade , o palco quadrado colocado no meio da sala, de concepção inédita em Macau e constituindo uma solução extremamente feliz que se adaptou perfeitamente ao tipo de manifestação que ali se desenrolou.
MACAU B.I.T. VIII.9-10 1972 LNIDH IInaugurou a sessão um grupo coral de meninas do Liceu Nacional Infante D. Henrique (ensaiados pelo antigo professor de Canto Coral do Liceu, António Freira Garcia) que entoou com entusiasmo e alegria o velho e infelizmente esquecido hino do Liceu.
MACAU B.I.T. VIII.9-10 1972 LNIDH IISeguidamente, o Reitor Dr. Túlio Tomás, após as referências e agradecimentos tradicionais, pronunciou a conferência tendo por tema “Os Lusíadas» e a Ciência do Renascimento“.
O programa continuou com a apresentação de:
– Três números corais pelo grupo coral há pouco referido. O Padre Áureo de Castro compôs expressamente para a festa a música de uma das canções entoadas pelo grupo coral «Menina de olhos verdes»
MACAU B.I.T. VIII.9-10 1972 LNIDH III– Distribuição dos prémios aos alunos que mais se distinguiram no ano lectivo.
– Um número de ginástica rítmica,
– Declamação por um aluno do poema ” Oh gruta de Macau, soidão querida” de Almeida Garrett,
– Declamação em conjunto de um poema de Afonso Lopes Vieira, «Pinhal do Rei»,
MACAU B.I.T. VIII.9-10 1972 LNIDH IV– Representação de uma cena «O Serão da Infanta»,
– Uma aluna do ciclo preparatório cantou duas canções populares chinesas.
A festa encerrou com o Hino Nacional entoado pelo coro da alunas do Liceu.
Fotos e informações de “Macau B. I. T.,1972″.