Folha de lembrança (brochura sem selo) da emissão comemorativa do 120.º Aniversário do Nascimento do Dr. Sun Yat Sen, lançada pelos Correios e Telecomunicações de Macau a 12 de Novembro de 1986.
O sobrescrito do 1.º dia de circulação, com o seu motivo e a reprodução do selo e a obliteração de 1.º dia.
O selo tem o valor facial de 70 avos.
Os dados técnicos em português, inglês e chinês
“… O Dr. Sun Yat Sen está ligado a Macau por diversas formas e em diferentes fases da sua vida. Já seu pai se sentira atraído pelas luzes da cidade de Macau – ou a Baía da Deusa (Amak ou Amagau), como era conhecida então – pois, os cerca de quarenta quilómetros que separam a aldeia de Ch´oi Hang de Macau davam para ver, ao longe, o seu brilho cativante. Aprendiz de alfaiate em Macau, conseguidas algumas economias, o pai do Dr. Sun Yat Sen regressou à sua aldeia natal onde a experiência adquirida num mundo diferente lhe faz granjear vantagens. Não era habitual regressar-se do «outro lado». Mas o pai de Sun Yat Sen fê-lo e há quem interprete esse regresso como um traço de firmeza de carácter e sentido de família. Há mesmo quem admite que Sun Yat Sen herdou essas qualidades de seu pai.
Sun Yat Sen passou por Macau pela primeira vez com 12 anos, mo mês de Maio de 1878, para apanhar o barco que o levaria até ao Hawai ao encontro do seu irmão de seu pai.
Regressou de Hawai em 1883, com 17 anos. Nesse espaço de tempo, a semente de revolta germinara nele como fermento em massa. Já não era o jovem obediente e tímido. Vibrava com as injustiças e a escravatura a que o povo chinês estava sujeito pelos senhores manchus. …(…)
Mais tarde, mo Outono de 1892, com 26 anos e terminado o curso de medicina, decide vir estabelecer-se em Macau.
É ele mesmo que diz: «Acabado o curso de medicina, comecei a exercer a profissão em Macau e em Cantão. Foi em Macau que iniciei a minha carreira a e a minha vida de revolucionário. Ao longo de vários anos, quando não tinha aulas sempre viajava entre Hong Kong e Macau fazendo propaganda revolucionária sem medo nenhum.»
Começa a trabalhar, como médico, no Hospital Kiang Wu. Para o normal exercício da sua actividade clínica, com dinheiro emprestado, constitui a primeira farmácia Sino-Ocidental e procura modernizar os métodos tradicionais utilizados no Hospital.
Foi o Sr. Ung Jit Mei que serviu de fiador ao empréstimo por 5 anos contraído no Hospital Kiang Wu no valor de 2000 yun moeda de prata na altura…”
Manuel Coelho da Silva.