Efectuou-se no dia 18 de Outubro de 1953, no Campo Desportivo «28 de Maio», um festival desportivo promovido pelas Organizações Benfica-Sporting , com o patrocínio da Sra. D. Laurinda Marques Esparteiro, esposa do Governador. (1)
O produto da venda dos bilhetes de admissão para este festival reverteu a favor do fundo do «Natal dos Pobres de Macau».
Constou o festival de uma interessante gincana de automóveis, dentro do Campo Desportivo, realizada por um grupo dos melhores automobilistas da terra. Ganhou o concurso o par formado pelo Dr. Adelino Barbosa da Conceição e Maria Leopoldina Pinto Ribeiro que fez o percurso com o tempo final (já acrescido de duas faltas) de 7 m. 25s. e 4/10. e em 2.º e 3.º lugares  classificaram-se respectivamente o Dr. António Nolasco da Silva e sua esposa com o tempo final de 7m. 56s. e 2/10, e o Capitão Júlio Augusto da Cruz e sua esposa com 9m. e 7s.. Coube ao Sr. José Alves e sua parceira Maria Helena Neves da Silva, o prémio de consolação.

MBI I-6 31OUT1953 Festival Desportivo IUm dos números da gincana de automóvel

Realizou-se também duas provas de ciclismo.  A primeira de homens, com mais de 60 ciclistas inscritos, constando de duas voltas a Macau , com uma volta à pista do Campo Desportivo ao fim da primeira volta. Foi ganha pelo corredor benfiquista, José Caetano Pereira, que fez o percurso em 36 minutos.
Os restantes concorrentes classificados até ao 6.º lugar foram:
2.º – Armando Pereira de Almeida (Sporting)
3.º – António Neves (Benfica)
4.º – Álvaro Coelho da Silva (Benfica)
5.º – Benjamin Pereira Resende (Monte)
6.º – Luís Pereira (Sporting)
O «Sport Macau e Benfica» venceu por equipas, ganhando a Taça «Notícias de Macau»
Foi ainda atribuída ao corredor moçambicano melhor classificado – Taça «B. C. 2» – a qual foi ganha pelo concorrente Francisco Danhero.

MBI I-6 31OUT1953 Festival Desportivo IIO vencedor da prova de ciclismo, José Caetano Pereira do «Sport Macau e Benfica»

A  segunda corrida de bicicletas foi uma prova feminina com o concurso de 14 ciclistas que percorreram um percurso de quase meia volta a Macau. Chegou em primeiro Lugar a corredora benfiquista Maria Gabriela Soares de Andrade que completou o percurso em 7 minutos, seguida de Au Lao Fong (Grupo Desportivo da Fazenda) em 2.º; Cristina Chan (G. D. da Fazenda) em 3.º; Manuela Carion (Benfica) em 4.º; e Luísa da Rocha (G. D. da Fazenda) em 5.º.
Por equipas venceu o «Grupo Desportivo da Fazenda» que ganhou a Taça «Clarim»

MBI I-6 31OUT1953 Festival Desportivo IIIA vencedora da prova feminina do ciclismo, Maria Gabriela Soares de Andrade, cortando a meta.

Findo o festival, o Governador da Província procedeu à distribuição dos prémios aos vencedores das diferentes provas.

MBI I-6 31OUT1953 Festival Desportivo IVO Governador entrega ao Dr. Adelino Barbosa da Conceição a Taça ganha na gincana automobilística.

(1) Informações e fotos de MACAU B. I, 1953,