O Dr. Pedro José Lobo escreveu e musicou a obra, género opereta que designou com o nome «Cruel Separação». A obra com argumento curioso foi levada à cena, em 1949,  representada  por amadores, ao ar livre, no jardim da sua residência  «Vila Verde» e tinha fins meramente recreativos para os amigos e convidados.
Nos dias 15 e 17 de Outubro de 1953, com o patrocínio  da esposa do Governador, Da. Laurinda Marques Esparteiro, para angariação de fundos para a Santa Infância , o autor fez representar a mesma peça no Teatro D. Pedro V, na presença do Governador, Almirante Marques Esparteiro e família, entidades oficiais e uma assistência que encheu totalmente o salão do Teatro. Com novos protagonistas, jovens alunos do liceu, um ambiente melhorado de local e cenário apropriado, a peça obteve um novo êxito.

MBI I-6 31OUT1953 Opereta Cruel Separação ICena da recepção  dada pela Baronesa de Okedo no seu Palácio de Londres

Maria Teresa Valadas, sóbria no papel de Baronesa de Okedo, salientou-se sobretudo pela forma segura e agradável como interpretou as árias que cantou, dirigida pela batuta do compositor e acompanhada pela Orquestra da Vila Verde

MBI I-6 31OUT1953 Opereta Cruel Separação IINo camarote da presidência, o Governador Joaquim Marques Esparteiro, e família, pessoal do Gabinete, o Bispo de Macau, o Comandante James McClelland (Chefe de Estado Maior dum dos Almirantes da Base Naval Inglesa de Singapura) e esposa, o Meritíssimo Juiz da Comarca e família, o Comandante Militar e família, o Corpo Consular e Chefes de Serviços.

MBI I-6 31OUT1953 Opereta Cruel Separação IIICena do 3.º Acto, em casa da Tia da Baronesa, em Tóquio

Maria Helena Neves, na figura de mais destaque de todo o elenco da opereta. Com boa presença de palco, boa dicção e uma voz agradável, salientou-se pelos cambiantes que imprimiu ao seu papel.

MBI I-6 31OUT1953 Opereta Cruel Separação IVO elenco feminino composto por (da esquerda para a direita), Lígia da Costa, Manuela Nogueira, Ana Maria Pinto Ribeiro, Olga Maria da Silva, Manuela Pedreira Vaz, Maria de Morais Alves, Maria da Graça Ranito, Maria Teresa Valadas, Maria Helena da Silva e Maria das Mercês Jorge, interpretou num dos intervalos uma «Bailado Alegórico Japonês»
Informações e fotos de MACAU B. I: ANO I, n.º6, 31OUT1953, pp. 4-5.