Do Jornal “ULTRAMAR” (órgão oficial da I Exposição Colonial) (1) retirei esta pequena notícia do dia 1 de Setembro de 1934, referente ao “Dia de Macau“.
A Gruta de Camões em Macau, que foi reproduzida nos jardins do Palácio de Cristal, onde se alizou a exposição.
Na mesma publicação mas em números anteriores, duas fotografias de Macau.
“Panorama de Macau” – a baía de Praia Grande vista da Colina da Penha.
“O Estádio de Macau” (2), futuro “Campo Desportivo 28 de Maio“
(1) Segundo outra fonte, o “Dia de Macau” foi realizado no dia 30 de Agosto de 1934. Ver anteriores referências a esta Exposição e o opúsculo que foi impresso a propósito da conferência do então chefe de Repartição do gabinete do Governo de Macau, Capitão Rogério Ferreira, referido no texto da notícia.
https://nenotavaiconta.wordpress.com/tag/1-a-exposicao-colonial-portuguesa/
(2) Em 1934, o “Estádio de Macau” era um canídromo pois em 1932, “um grupo de chineses e americanos organizam em Macau a «Associação de Corridas de Cães de Macau» e fazem construir um canídromo, precursor do actual; a inauguração do espaço foi um acontecimento importante, a que não faltou o concurso de uma orquestra feminina, composta de 22 raparias americanas, com vistoso uniforme. Mas o preço das entradas, muito elevado para o nível médio de vida, não permitiu a manutenção do espectáculo que acabou em 1936. Em substituição das corridas de cães, o espaço do canídromo foi transformado em parque de diversões (ópera, acrobacia, jogo) assim se mantendo até cerca de 1940. Em 1940, o Governo de Macau transforma o espaço do canídromo no «Campo Desportivo 28 de Maio».”
(SILVA, Beatriz Basto da – Cronologia da História de Macau, Volume 4.
[…] https://nenotavaiconta.wordpress.com/2015/09/01/noticia-de-1-de-setembro-de-1934-dia-de-macau-na-exp… […]