Em consequência da informação prestada por Bessard, comandante duma canhoneira chinesa, o comandante da escuna Príncipe Carlos, 1.º tenente Vicente Silveira Maciel, no dia 21 de Agosto de 1873 , foi atacar uma lorcha fundeada um pouco ao norte a escuna que, durante a noite deveria largar do porto de Macau com numerosos piratas, alguns  dos quais pertencentes à equipagem da embarcação que apresara próximo de Lintin e uma outra de comércio, depois de terem cometido revoltantes atrocidades. Travou-se combate, conseguindo prender-se 51 piratas, tendo fugido alguns a nado e a coberto da escuridão. (GOMES, Luís Gonzaga –  Efemérides da História de Macau, 1954).

O 1.º tenente Vicente Silveira Maciel viria a morrer em 21 de Novembro desse mesmo ano (relatado na notícia “Trágico Acidente nas águas do Porto Interior  ” talvez por vingança dos piratas, pela acção da escuna Príncipe Carlos no combate à pirataria)
https://nenotavaiconta.wordpress.com/2013/11/20/noticia-de-20-de-novembro-de-1873-tragico-acidente-nas-aguas-do-porto-interior/