“Comemorando o dia do Bombeiro – 18 de Agosto de 1953 – levou o Corpo de Bombeiros Municipais de Macau a efeito, várias cerimónias alusivas a esse dia.
De manhã foi rezada, na Capela do Cemitério de S. Miguel Arcanjo, uma Missa de sufrágio pelas almas dos bombeiros falecidos e de suas famílias, a que assistiram não só os bombeiros como numerosos convidados.
Foram depostas, depois, várias grinaldas de flores junto do Monumento-ossário dos Bombeiros, em preito de homenagem e gratidão àqueles que, em vida, foram verdadeiros «Soldados da Paz»
Às 13,00 horas, o comandante daquela Corporação, sr. Manuel Dimas Pina, dirigiu a todo o pessoal uma alocoção não só o significado do dia como a figura de Guilherme Gomes Fernandes, o homem que dedicou a vida inteira à causa dos bombeiros portugueses.
Autoridades e numerosa assistência presenciaram as demonstrações
Pela tarde, realizaram-se no aquartelamento dos Bombeiros Municipais, perante numera assistência, várias demonstrações de salvamento e ataque a incêndios, tendo os nossos valorosos bombeiros mostrado a sua preparação técnica e profissional.
Os bombeiros trabalhando na «casa-escola».
Munidos de material moderno, à evidência possuir esta cidade um bem disciplinado e proficiente Corpo de Bombeiros que, em toda e qualquer circunstância, é uma garantia segura das vidas e haveres de sua população.” (1)
(1) Reportagem (e fotos) de “Macau B. I. , 1953”
[…] (2) Retirado de «MBI», III-50 de 31 de Agosto de 1955, pp. 5-6 https://nenotavaiconta.wordpress.com/2016/09/30/leitura-corpo-de-bombeiros-municipais-de-macau-em-1955/ https://nenotavaiconta.wordpress.com/2015/08/18/noticia-de-18-de-agosto-de-1953-dia-do-bombeiro/ […]