MBI I-2 Indústria de Pesca 31-08-1953 IA frota piscatória  regressa ao Porto Interior após mais uma faina

A indústria da pesca, era uma das mais importantes de Macau, se não a mais importante até à década de 50 (século XX), constituindo umas das principais fontes de riqueza na balança económica e comercial.

MBI I-2 Indústria de Pesca 31-08-1953 IIPesca com rede fixa à beira mar

Ocupando uma numerosa população marítima e um grande núcleo da terrestre, a indústria da pesca era, por isso mesmo, uma das indústrias que melhor estava organizada. Fiel aos tradicionais moldes da velha China, encontrava-se esta indústria agrupada em volta das «casas de peixe» ou «lans», proprietárias, geralmente dos juncos do alto mar.

MBI I-2 Indústria de Pesca 31-08-1953 IIIPesca com rede móvel á beira mar

Essas «casas de peixe», girando sob o regime de empresas capitalistas e mutualistas simultaneamente, emprestam ao pescador, que é pobre como os pescadores de todo o mundo, a importância correspondente a metade do valor do lorcha, mediante o compromisso  de todo o peixe pescado ser vendido à loja.
Senhor do seu barco, cuja companha era constituída pelo patrão, geralmente o proprietário da embarcação, pela família deste – que abrangia muitas vezes 4 gerações – e por uma tripulação de 12 a 15 pessoas, o pescador lançava-se na sua tarefa de moirejar a vida.

MBI I-2 Indústria de Pesca 31-08-1953 IVA escolha do peixe após descarga no Porto Interior – para secagem e para venda imediata

Ou nos pequenos Ha-cu-chai  (1) que saíam e entravam diariamente, pescando nas águas próximas, ou nos To-chai (2) que ao alto mar iam buscar as variadíssimas espécies de peixe grosso que abundavam nos mares do Sul da China, era enorme a quantidade de peixe que todos os dias entrava em Macau.

MBI I-2 Indústria de Pesca 31-08-1953 VA secagem do peixe (peixe salgado)

Uma vez em terra, o peixe é salgado por variadas formas sendo, no entanto, a mais comum a de o estender ao sol, e depois de assim preparado é exportado para o interior da China onde as «casas de peixe»têm as suas respectivas agências.

MBI I-2 Indústria de Pesca 31-08-1953 VIVenda de peixe fresco – pesagem com a balança chinesa 桿秤 (3)

A par da indústria da pesca desenvolve-se a construção naval, contando-se em Macau por cima de 30 estaleiros em plena laboração
Informações de Macau Boletim Informativo (1953) e Anuário de Macau (1953)
(1) Há-Kú – barco de pesaca de arrasto com várias redes presas e antenas de bambu.
(2) Tai-Tó – Arrastão (tipo grande) para pesca em parelha.
(3) 桿秤mandarim pinyin: gǎnchèng; cantonense jyutping: gon1 cing1
Tradicional balança chinesa (invenção chinesa; cerca de 200 A. C.) A unidade chamada mace (décima parte do tael) equivalente a 3.78 gr.