Pela primeira vez em Macau realizou-se no dia 12 de Junho de 1954, véspera do dia de Santo António, por iniciativa e sob o patrocínio da esposa do Governador Marques Esparteiro, a tradicional festa dos santos populares, tão em voga em Portugal.
A Sr.ª de Marques Esparteiro cortando a fita simbólica.
Esta festa, destinada a fins beneficentes, teve lugar no terraço do Mercado de S. Domingos, sob a organização da Comissão Administrativa do Leal Senado da Câmara de Macau , cujo presidente era António de Magalhães Coutinho.
À porta do mercado, uma artística imagem de Santo António, rodeada de vasos com manjericos, chamava a atenção do público.
Varrido de ar fresco, o espaço oferecia um aspecto alegre e agradável, o que entusiasma e dispunha bem toda os assistentes. Havia divertimentos de toda a sorte e bebidas refrigerantes para os que tinham sede
A alegrar ainda mais o recinto, a Banda Policial e o grupo «Esperança» deleitaram o público com músicas portuguesas e americanas, tendo-se bailado animadamente.
No dia 13, dia de Santo António, o aprazível recinto atraiu novamente grande multidão que ali foi passar algumas horas divertidas.
Naquela noite, a Banda Policial e o grupo «Negro-Rubro» marcaram a sua presença, executando vários números de música em voga, o que concorreu muito para animar a festa.