Hoje dia 18, celebra-se o dia Internacional do Museu.
Para aqueles que estão em Macau, convido-vos a visitarem hoje ou numa primeira oportunidade um museu pouco visitado (a não ser pelas visitas de estudo provenientes dos estabelecimentos de ensino) , localizado no Parque de Seac Pai Van em Coloane.

Museu Natural e Agrário IAproveito para vos apresentar um folheto (30 cm x 21 cm, dobrável), do ano de 1997, editado pela Câmara Municipal das Ilhas.

Museu Natural e Agrário IIO Museu Natural e Agrário é um equipamento didáctico, gerido pela Câmara Municipal das Ilhas e que se situa, em Coloane, no Parque de Seak Pai Wan.
No início da década de noventa a Câmara Municipal das Ilhas (CMI) deliberou promover a criação de um pequeno Museu Natural e Agrário no Parque e, para tal, houve que adaptar um pequeno edifício, assim como construir um outro, criando-se entre ambos e na sua envolvente uma área de intervenção museológica com 614 m2, dos quais um terço corresponde a área coberta.

Museu Natural e Agrário IIINo I Pavilhão, os visitantes têm a oportunidade de se familiarizarem com dados referentes à situação geográfica do Território, ao clima, ao valor e às funções das árvores. À crescente importância da água, á erosão, suas causas e efeitos, assim como de Também, apreciarem uma pequena colecção de peças e alfaias que, outrora eram usadas pela população das Ilhas que se dedicava à Agricultura , para além de terem uma sensibilização quanto à riqueza do coberto vegetal das Ilhas, do Herbário de Macau e ainda, do intercâmbio de sementes com largas dezenas de instituições nacionais e estrangeiras.

Museu Natural e Agrário IVAnexo ao I Pavilhão, é possível apreciar uma reprodução dos trabalhos de preparação da terra, tais como a lavragem, feita com um arado, e a gradagem que era executada com uma grade vertical de dentes.

Museu Natural e Agrário VNo Pavilhão II existem dois nichos onde se apresentam diversas espécies de aves e outros animais existentes no Território, para além de quatro vitrines com dezenas de insectos, assim como um painel dedicado às sementes, onde se mostra o crescimento das espécies botânicas que as produzem.
Museu Natural e Agrário VIAnexo ao II Pavilhão foi construído um pequeno tanque, a fim de nele se reproduzir um tipo de habitat muito característico que se desenvolveu no espaço circunscrito pelas Ilhas da Taipa e de Coloane e limitado pelo Istmo de Ligação. Trata-se do Mangal, podendo ser observada, não só a Flora como mesmo alguns exemplares da Fauna que lhe são mais característicos.”