No dia 18 de Março de 1928 foi inaugurado a Estrada Macau-Seak Ki (1) com uma imponente procissão segundo os tradicionais costumes chineses, tomando parte nela milhares de pessoas. A procissão veio da aldeia chinesa de Tch´in–Sán (2) a Macau. A inauguração foi feita pelo Governador de Hong Kong, sir Cecil Clementi, (3) Governador de Macau, Artur Tamagnini Barbosa (4) e as autoridades chinesas. Apesar de ainda estar por acabar (só foi inaugurado 1/3) esta via teve eco imediato no movimento de entradas, mais 132.211 do que o ano anterior. (5)
O jornal de Hong Kong «South China Morning Post» noticiava no dia 24 de Março de 1928, a abertura da «moderna estrada entre Macau e “Seak-Kei”», com grande pompa e entusiasmo, porque há muito se fazia sentir a sua oportunidade.
Também se referiu ao mesmo acontecimento, na edição de 20 de Março de 1928 o jornal “Vao-Tze-Iat” igualmente de Hong Kong. (6)
A Estrada para Seac Kei, junto das Portas do Cerco.
Jaime do Inso escrevia em 1929 (7)
” Há, de facto, um ressurgimento em Macau, que se acentua e que justifica plenamente o epíteto de «Macau renascente» que há anos lhe foi dado.
Mas de todas as medidas para ressurgimento ultimamente levadas a efeito, a mais importante e que servirá talvez para marcar como que uma nóva éra na vida de Macau, foi a abertura da estrada para Seac-Ki, cuja inauguração se efectuou em 18 de Março de 1928, com grande pompa e regozijo do povo chinês.
Há mais de trezentos anos que Macau vivia como que isolada da china por uma muralha na provisoria fronteira terrestre.
Para além das Portas do Cerco, no istmo da península, ficava a «terra China», agreste e mal servida por uma estrada primitiva, estreito caminho lageado a serpentear por entre um vasto cemitério chinês, onde tudo éra mistério e, por vezes, perigo.
Quando chegamos á colónia, vai para três anos, a nossa guarda de landins quasi que vivia num alerta constante! Do outro lado das portas do Cerco, a algumas dezenas de metros de distancia, os celebres «piquetes», em barracas sórdidas, cobravam impostos a seu belo prazer e de vez em quando, despertavam as sentinelas com tiros isolados.
Hoje, tudo isso acabou; e, em lugar daquele aspecto de pé de guerra, vê-se uma magníficas estrada por onde se caminha livremente, e os nossos africanos, o maior trabalho que teem, é a contagem paciente das pessoas que entram e saem pelas celebres portas…”
(1) Shiqi 石岐 – Seac Kei ou Siac Ki ou Sek Kei ou Shekki; madarim pinyin:Shíqí; cantonese jyutping: sek6 kei4.
(2) Qianshan 前山 (também conhecida por Ch´ien-shan), conhecida pelos portugueses por Casa Branca, localidade da cidade de Zhuhai, onde residia um dos mandarins que detinha a jurisdição no território de Macau.
(3) Sir Cecil Clementi 金文泰 (mandarim pinyin: Jīn Wéntài) (1875 – 1947) Governador de Hong Kong de Novembro de 1925 a Maio de 1930.
http://en.wikipedia.org/wiki/Cecil_Clementi
(4) Sobre este Governador Artur Tamagnini Barbosa ver em:
https://nenotavaiconta.wordpress.com/tag/artur-tamagnini-barbosa/
(5) GOMES, Luís Gonzaga – Efemérides da História de Macau.
(6) SILVA, Beatriz Basto da – Cronologia da História de Macau, Volume 4.
(7) INSO, Jaime do – Macau, a mais antiga colónia europeia no extremo oriente.
[…] Artigo de C. A. publicado no jornal «A Pátria» (Macau) (1) no dia 16 de Março de 1928 e republicado no «Boletim Geral das Colónias», em Julho desse ano, sobre a Estrada Macau – Seac Kei (2) NOTA: Um «li» corresponde a 567 m. ou seja 2/3 da milha (1) “01-12-1925 – A Pátria, jornal diário de Macau, segue desde esta data até 30-VI-1926, com 835 números.” ( SILVA, Beatriz Basto da – Cronologia da História de Macau, Volume 4, 1997). Deverá ter havido erro tipográfico: a data de encerramento, não pode ter sido em 1926, pois 835 números, sendo jornal diário, daria até Abril de 1928, o que confirma a data do presente artigo – 16 de Março de 1928. (2) A Estrada Macau –Seac Kei foi inaugurada no dia 18 de Março de 1928. Ver este acontecimento em anterior referência: https://nenotavaiconta.wordpress.com/2015/03/18/noticia-de-18-de-marco-de-1928-a-nova-estrada-macau-… […]
[…] – O cruzador “Falmouth”, lançado à água em 19 de Abril de 1932 e em serviço desde 27 de Outubro de 1932. Em Março de 1940 incorporado na frota do extremo oriente baseada em Singapura. Fez toda a campanha da segunda guerra mundial no Oriente. Em Janeiro de 1952, transformado no navio escola “Calliope” Desmanchado em 1968. – A inauguração da estrada Macau-Seac Ki foi a 18 de Março de 1928 por isso esta notícia de 1934 estará relacionada com uma reinauguração após melhoramentos/alargamento da via. Ver em: https://nenotavaiconta.wordpress.com/2017/03/16/noticia-de-16-de-marco-de-1928-estrada-macau-seac-kei/ https://nenotavaiconta.wordpress.com/2015/03/18/noticia-de-18-de-marco-de-1928-a-nova-estrada-macau-… […]
[…] https://nenotavaiconta.wordpress.com/2015/03/18/noticia-de-18-de-marco-de-1928-a-nova-estrada-macau-… […]