Liceu Centreal de Macau 1927LICEU CENTRAL DE MACAU (1)

 Por Portaria Provincial n.º 5 538, de 3-3-1954, o governador Joaquim Marques Esparteiro, instituiu o prémio «Luís de Camões», de $ 500,00 (quinhentas patacas) a ser concedido ao aluno do Liceu Nacional Infante D. Henrique que prova «ter obtido nota não inferior a 15, sem arredondamentos, na média aritmética das classificações finais de todas as disciplinas da respectiva Secção e ter tido nota de Bom comportamento durante a frequência do 3.º ciclo». (2)

O 1.º prémio – Patacas $500,00 – foi entregue logo nesse ano e pela primeira vez ao aluno Ângelo B. Galdino Dias, que terminou o 7.º ano com 16 valores, sendo reitor do Liceu o Dr. Pedro de Guimarães Lobato. (3)

Liceu Central de Macau 1927 EntradaLICEU CENTRAL DE MACAU (1927) – ENTRADA

 O prémio manteve-se com este nome, havendo no entanto uma alteração em 1984 (deixou de haver contribuição pecuniária) com a publicação do Decreto-Lei n.º 72/84/M de 7 de Julho:
“Art. 5.º O prémio LUÍS DE CAMÕES, sob a forma de diploma e medalha alusiva, será atribuído aos estudantes dos anos finais dos ensinos preparatório e secundário, ou equivalente, de cada um dos estabelecimentos de ensino oficiais e particulares do Território, que, na disciplina de Português, melhor aproveitamento tenham obtido no decurso do ano lectivo.” (4)
Actualmente, a Direcção dos Serviços de Educação e Juventude da RAEM mantém o prémio:
PRÉMIO LUÍS DE CAMÕES – O prémio Luís de Camões é atribuído ao aluno finalista dos ensinos primário, secundário geral e secundário complementar, ou equivalente, de cada uma das escolas, que tenha obtido, no decurso do ano letivo, melhor aproveitamento na disciplina de Português. O prémio consta de diploma e placa alusiva. (5)

(1) O Liceu Central de Macau (até 3 de Outubro de 1917 era Liceu Nacional) esteve localizado durante 42 anos (1924-1956) no prédio n.º 89 da Rua Conselheiro Ferreira de Almeida.
Ver referências anteriores em:
https://nenotavaiconta.wordpress.com/tag/liceu-nacional-infante-d-henrique/
(2)Anteriormente, antes da II Guerra Mundial, já havia o prémio «Luís de Camões» de $ 100,00, ao aluno melhor classificado em português no 7.º ano ou em português –Latim do 6.º ano”.
TEIXEIRA, P. Manuel – Liceu de Macau, 1986.
(3) A Dra. Beatriz Basto da Silva atribuiu a instituição do prémio em 1953 (Fevereiro).
SILVA, Beatriz Basto da – Cronologia da História de Macau, Volume 5.
(4) http://bo.io.gov.mo/bo/i/84/28/declei72.asp?mobile=1
(5) http://www.epmacau.edu.mo/_assets/_pdf/_regulamentos/premios_escolares.pdf