Na sequência do “post” anterior acerca das fábricas de fósforos, (1) encontrei no Anuário 1956/57 este anúncio da Fábrica CHEONG MENG, da Rua da Alegria, n.º 101.
O anúncio refere “Fábrica estabelecida há mais de 30 anos” o que remeteria o início da fábrica para anterior a 1926. Mas o Anuário de Macau de 1927 não o nomeia e como já em 1930 existia (2) muito provavelmente terá iniciado em 1928 ou 1929.

Anúncio Fósforos CHEONG MENG 1956 ANUÁRIO“Os fósforos que se impõem em todos os mercados são os da fábrica “Cheong Meng

Como o anúncio publicita, muitas marcas foram introduzidas no mercado por essa fábrica.
Da fábrica Cheong Meng (Cheong Ming Match Co), saiu uma marca muito conhecida e utilizada em Macau (uso interno) e para exportação: a “TRIANGLE BRAND” (2) (3)

CHEONG MENG - TRIANGLEOutras marcas da mesma fábrica:
OK - CHEONG MENG

Safety Match CHEONG MENG(1) https://nenotavaiconta.wordpress.com/2015/02/12/caixas-de-fosforos-com-publicidade-winston/.
(2) Esta marca constava no documento “Marcas de fósforos em Macau em 1930”
O registro da Comissão de Explosivos, contém uma carta enviada pelo chefe da Repartição Técnica do Expediente Sínico ao Comissário de Polícia em 24 de Março de 1930, no qual se juntava a tradução portuguesa de marcas de fósforos feita pela Repartição Técnica do Expediente Sínico como solicitado. O registo inclui também uma lista completa de fábricas de panchões e fábricas de fósforos em Macau, com seus nomes, locais e pessoas responsáveis.” http://www3.icm.gov.mo/gate/gb/www.archives.gov.mo/pt/featured/detail.aspx?id=56#sthash.4ZQG3CEa.dpuf

CHEONG MENG - TRIÂNGULO

n.º 4
Fabricado pela fábrica “Ch´eong-Meng”
Fosforos de Marca “Triângulo”
Os chineses devem usar artigos da China-. Para
rehaver os lucros perdidos.
Rua da Alegria, Macau, Kuong-Tung

(3) Para as colónias portuguesas eram exportadas com a marca “TRIÂNGULO – feito em Macau”