A Exposição de Plantas de Edifícios Históricos realizou-se entre 22 de Agosto e 22 de Outubro de 2005 no Arquivo Histórico, organizado pelo Instituto Cultural do Governo da R. A. E. de Macau.

EXP. Plantas de Edifícios Históricos CARTAZ
Nessa altura foram emitidos marcadores de livro (16 cm x 5,5 cm) a propósito deste tema, com a imagem da planta do edifício histórico e no verso, uma pequena descrição do mesmo edifício, em chinês e português.
Apresento hoje dois exemplares:

EXP. Plantas de Edifícios Históricos Ermida GuiaMarcador: Capela da Guia

Construída em 1622, a Capela localiza-se no interior da Fortaleza da Guia. As suas pinturas murais, compostas por desenhos de estilo ocidental e chinês e motivos de inspiração religiosa e mitológica, constituem um exemplo perfeito da dimensão multicultural de Macau.

EXP. Plantas de Edifícios Históricos Capela Guia verso
NOTA: A data da construção da ermida e da fortaleza é incerta mas elas são anteriores a 1622, pois há informações de terem feitos reparos defensivos a um rudimentar sistema anterior, junto da ermida, desde 1622.
“1626- Capela e Forte da Guia. Reconstruída como Fortaleza entre 1637-38, pelo capitão de artilharia António Ribeiro, a expensas da cidade, sendo Capitão-Geral Câmara de Noronha. Mas desde 1622 ali foram feitos reparos defensivos a um rudimentar sistema anterior, junto da ermida“ (SILVA, Beatriz Basto da – Cronologia da História de Macau, Séculos XVI-XVII, Volume 1.)
Mais informações anteriores da Capela da Guia, ver em:
https://nenotavaiconta.wordpress.com/tag/capela-da-guia-de-nossa-senhora-das-neves/
 

EXP. Plantas de Edifícios Históricos Quartel dos MourosMarcador: Quartel dos Mouros

 Construído em 1874 na encosta da Colina da Barra para alojar um regimento indiano oriundo de Goa, este edifício é actualmente a sede da Capitania dos Portos de Macau”.

EXP. Plantas de Edifícios Históricos Quartel dos Mouros verso
NOTA: 15-08-1874 – Foi inaugurado um edifício na Barra construído segundo o projecto do arquitecto italiano Cassusso, destinado a aquartelar uma companhia de mouros do Corpo da polícia de Macau, sendo em 1905 transformado para nele se instalarem a Capitania dos Portos e a Polícia Marítima”. (GOMES, Luís G. – Efemérides da História de Macau).
Mais informações anteriores do Quartel dos Mouros, ver em:
https://nenotavaiconta.wordpress.com/tag/quartel-dos-mouros/