Folheto de 29,5 cm x 21 cm, desdobrável (duas dobras), editado pelo Instituto dos Desportos de Macau, divulgando e promovendo o Centro de Medicina Desportiva, aquando do sua inauguração, na década de 80. Em português e chinês.
O Centro de Medicina Desportiva (C. M. D.)quando foi inaugurado, estava localizado no Forum de Macau, na Avenida de Marciano Baptista, no quarto andar. (1)
OBJECTIVOS DO CENTRO DE MEDICINA DESPORTIVA:
- Realizar a avaliação clínica e funcional dos atletas.
- Promover estudos de natureza científica e médico-desportiva.
- Contribuir para a prevenção das lesões e doenças resultantes da prática desportiva.
- Assegurar o apoio médico às competições desportivas.
- Controlo anti-doping.
- Exames de aptidão médico-desportiva.
- Consultas de traumatologia desportiva para diagnóstico e tratamento das lesões resultantes da prática desportiva. Estas consultas são apoiadas por uma unidade de fisioterapia e reabilitação funcional.
- Apoio científico aos agentes desportivos através de colóquios e prelecções a fim de elevar o nível e conhecimentos, proporcionando-lhes novos horizontes e tecnologias científicas mais avançadas
A QUEM SE DIRIGE O C.M.D.
O C. M. D. dirige-se a todos os desportistas, treinadores, árbitros e, de uma forma geral, a todos os agentes desportivos, filiados em organizações do desporto associativo.
Numa folha separada (21 cm x 9,8 cm), a publicação do “Regulamento dos Exames Médico-Desportivos” (constituído por 10 artigos), num lado em português e no verso, em chinês.
(1) O C.M.D. actualmente serviço do Instituto do Desporto, está situado na Avenida dos Jardins de Oceano da Taipa, n.º 220 (2 andares).
NOTA: um grande abraço ao Dr. Humberto Évora, dinamizador do Centro e seu primeiro director.