A equipa de honra do Hóquei Clube de Macau defrontou-se, deste dia, com uma forte selecção de Hong Kong, em encontro considerado de «Interport não oficial», tendo o produto das entradas revertido, a favor do fundo do «Natal dos Pobres de Macau»
O jogo, patrocinado pela Dra. D.ª Laurinda Marques Esparteiro, teve a assistência de mesma e do Governador de Macau, além de outras autoridades e dum numeroso público.
Antes de iniciarem a partida, os jogadores foram apresentados à patrocinadora do encontro, que a todos agradeceu a contribuição que iam dar para a realização do jogo em benefício dos pobres desta terra.
“Os primeiros minutos do jogo pertenceram à equipa de Hong Kong, que atacou severamente o campo de Macau… (…)
Com o jogo neste andamento, Macau sofreu o seu primeiro golo aos 13 minutos da abertura em consequência daquele começo infeliz.
Felizmente para a cores locais, este primeiro golo, longe de desanimar os jogadores, teve, pelo contrário, o condão de os despertar da «sonolência», impelindo-os para uma reacção bastante favorável.
E foi assim que, ainda não eram decorridos 4 minutos, já Macau tinha alcançado o seu primeiro tento, que veio a colocar o marcador em 1-1…(…)
Contudo aproveitando um falhanço dum dos elementos locais, perto da linha das 25 jardas, Hong Kong logrou marcar o seu segundo golo.
Macau voltou a igualar pouco depois, e um terceiro golo foi ainda alcançado pouco antes do intervalo. Este chegou com o marcador em 3-2, a favor dos locais…(…)
O marcador, em toda a segunda parte do jogo manteve-se sem alteração.” (1)
Macau alinhou os seguintes jogadores:
Sentados na primeira fila da esquerda para a direita: Cristóvão dos Santos; Alfredo Néry e Armando Basto;
Na segunda fila: Herculano da Rocha (cap.), José V. do Rosário e Amadeu Cordeiro;
Na terceira fila: Luís da Cunha, Fernando Marques, Lourenço Ritchie, Augusto Jorge e Albertino Almeida.
Na foto, também Leonel dos Passos Borralho, dirigente (membro suplente da direcção do Hóquei Clube de Macau)
(1) Macau Boletim Informativo, 1955