O espaço do antigo canídromo de Macau, (1) entre a Avenida do Almirante Lacerda e a Avenida do General Castelo Branco foi em 1936 transformado em parque de diversões onde foram realizadas as mais diversas actividades como por exemplo: espectáculos de ópera, acrobacias e jogos. E assim se manteve até 1939 quando o Governo de Macau pretendeu transformar aquele terreno num Complexo Desportivo a ser inaugurado em 1940. (2)
O plano inicial englobava um campo de futebol com uma pista para atletismo ao seu redor, dois campos para o basquetebol nos dois topos do campo, e por detrás da Esquadra Policial n.º9, dois campos para ténis, uma piscina e um campo para o hóquei em campo.
Desse plano ficou só concluído o campo de futebol (em relva) e a pista de atletismo (em areia) que foi inaugurado em 1940, aquando das comemorações do Duplo Centenário da Independência e da Restauração, com o nome de «Campo Desportivo 28 de Maio» (3)
A entrada do Campo Desportivo ficava no cruzamento daquelas duas Avenidas, e tinha dois portões e ao meio um “obelisco” que tinha no topo gravada a bandeira da Fundação de Portugal e a data de 1940.
A bandeira da Fundação de Portugal na entrada do Campo Desportivo
Foto de 1940 aquando da construção da entrada.
A bancada principal que estava ao meio do campo desportivo
Anterior referencia a este mesmo Campo Desportivo em:
https://nenotavaiconta.wordpress.com/2012/02/05/festa-desportiva-28-de-maio-de-1942/
(1) Em 1932, um grupo de chineses e americanos organizaram em Macau a «Associação de Corridas de Cães de Macau», construindo um Canídromo. A inauguração do espaço foi um acontecimento importante, a que não faltou o concurso de uma orquestra feminina, composta de 22 raparias americanas, com vistoso uniforme. Mas o preço das entradas, muito elevado para o nível médio de vida, não permitiu a manutenção do espectáculo que acabou em 1936.
(2) Nesse mesmo ano, a 28 de Setembro por ocasião da Celebração do 30.º aniversário da Implantação de República Portuguesa fez-se a distribuição de um bodo a 2 000 pobres, nesse Campo Desportivo.
SILVA, Beatriz Basto da – Cronologia da História de Macau, Volume 4
(3) O «Campo Desportivo 28 de Maio» passou a ser mais conhecido como “Canídromo” após 28 de Maio de 1963, data da inauguração das corridas dos galgos, embora «as corridas de galgos» não ocupassem toda a área, mantendo-se a actividade desportiva no campo central. Nesse espaço actualmente, além do Canídromo, está o denominado “Centro Desportivo de Lin Fong” que é um complexo desportivo que abrange o campo de futebol, a pista de atletismo (5 pistas de tartan), 2 piscinas cobertas, ginásios.