A começar em 9 de Outubro de 1964
Sessões às 14.30, 19.00 e 22.00 horas
(Espectáculo para maiores de 6 anos)
“Cid, o Campeador”

El Cid frente
O filme é um exemplo de falseamento da história de Rodrigo (ou Ruy) Diaz de Vivar (1043-1099) (1), chamado “O Cid” (O Senhor, em árabe) e também “O Campeador” (Campeão), nobre guerreiro castelhano do século XI, época em que a Hispânia estava dividida entre reinos rivais de cristãos e mouros. É uma reconstituição medieval cheia de inexactidões, típico produto da visão de Hollywood (e do seu produtor Samuel Bronston)

El CIDO filme de 1961, é dirigido por Anthony Mann e tem como protagonistas, Charlton Heston (El Cid), Sophia Loren (Jimena), Raff Vallone (Conde Ordónez) e Geneviéve Page (Princesa Urraca). Co produzido entre Espanha e a Itália, foi filmado nos três maiores estúdios que então existiam em Madrid.

Tenho o bilhete para este filme, do dia 11 de Outubro de 1964 com o n.º 000021, 1.ª classe, para a sessão da tarde (2.30 Horas) com o preço de $1.60 (uma pataca e sessenta avos), marcado para o lugar A3.

Bilhete de EL CID

No verso, além do argumento, a apresentação do próximo filme.

PRÓXIMA MUDANÇA: THE VICTORS

El Cid verso

The VictorsThe Victors” (1963), filmado em Inglaterra (com cenas de França, Itália e Suécia), a preto e branco, direcção, produção e argumento de Carl Foreman, (1914-1984), sobre a participação um pelotão de jovens americanos na II Grande Guerra, na Europa, desde a partida da Inglaterra em 1942, desembarque na Sicília, passando pela França, até Berlim. Baseado numa colecção de estórias dum autor britânico participante da guerra (as personagens originais britânicas foram “transformadas” em “americanos”), em que procura retratar a “inutilidade da guerra” e em que quer os victoriosos quer os conquistados são sempre perdedores. (2)
Com Vince Edwards, Albert Finney, George Hamilton, George Peppard, Eli Wallach Peter Fonda e as actrizes Melina Mercouri, Jeanne Moreau, Romy Schneider, Elke Sommer, Rosana Schiaffino e Senta Berger.
(1) Dados retirados de: http://pt.wikipedia.org/wiki/O_Cid 
Segundo outros autores, Rodrigo Diaz Vivar  teria nascido a 1040 ou 1948. Está sepultado no Monastério de S. Pedro de Cardena, perto de Burgos.
NOTA: segundo as más línguas, Charlton Heston e Sophia Loren detestavam-se um ao outro, talvez porque Sophia Loren recebeu pelo filme 1 milhão de dólares, quantia superior ao que recebeu o actor. O realizador insistiu em numerosos “takes” para as cenas de “amor” porque o actor recusou sempre olhar para a actriz “de olhos nos olhos
Alguns trailers do filme disponíveis:
https://www.youtube.com/watch?v=Rn55bR2Dnjk
https://www.youtube.com/watch?v=1ZzCrkIf5Sc
https://www.youtube.com/watch?v=FGlfSV0IC6M
https://www.youtube.com/watch?v=kVdvKkN5HPs (com legendas em português).
(2) Foi filmado fora dos Estados Unidos porque o realizador estava na lista negra de Hollywood por ter pertencido ao Partido Comunista Americano.
http://en.wikipedia.org/wiki/The_Victors_(film)