O dia 5 de Outubro de 1955, data da implantação da República em Portugal, foi festejado em Macau com um programa de festividades de que se destacou o desfile militar. (1)
Às 9.30 horas, o Governador, Almirante Joaquim Marques Esparteiro, chegava ao Palácio do Governo, onde passou revista à guarda de honra que lhe foi prestada por filiados da Mocidade Portuguesa.
Sob o comando do major João Carlos de Sousa, desfilaram contingentes das unidades militares e militarizadas.

Desfile Militar 5OUT1955 IO pelotão da guarnição do aviso «Pedro Nunes»

 Abriu o desfile um pelotão da guarnição do aviso «Pedro Nunes» desfilando seguidamente três unidades de soldados africanos, uma unidade europeia, uma bataria de artilharia, o Esquadrão de Cavalaria Motorizado, um pelotão da Polícia Marítima e Fiscal, uma companhia da Polícia de Segurança Pública, uma secção motorizada da mesma Polícia, e, finalmente, um piquete de viaturas dos Bombeiros Municipais.

Desfile Militar 5OUT1955 IIO pelotão de uma das unidades militares

 Fechou o cortejo a milícia da Mocidade Portuguesa que prestara a guarda de honra.

Desfile Militar 5OUT1955 IIIA milícia da Mocidade Portuguesa

A acentuar o feriado nacional atroaram os ares as salvas disparadas, ao meio-dia, da Fortaleza do Monte e de bordo do «Pedro Nunes» (2)

 (1) Como era habitual, nesse dia havia, pelas 12.30 horas, a “cerimónia” de cumprimentos no Palácio, onde o Governador recebia os cumprimentos das autoridades e dos funcionários, e da população em geral que quisessem participar. Pelas 18.30 horas havia também uma recepção nos salões do Palácio do Governo.
(2) Informações de MACAU, Boletim Informativo, n.º 53, 1955.