O dia 5 de Outubro de 1955, data da implantação da República em Portugal, foi festejado em Macau com um programa de festividades de que se destacou o desfile militar. (1)
Às 9.30 horas, o Governador, Almirante Joaquim Marques Esparteiro, chegava ao Palácio do Governo, onde passou revista à guarda de honra que lhe foi prestada por filiados da Mocidade Portuguesa.
Sob o comando do major João Carlos de Sousa, desfilaram contingentes das unidades militares e militarizadas.
O pelotão da guarnição do aviso «Pedro Nunes»
Abriu o desfile um pelotão da guarnição do aviso «Pedro Nunes» desfilando seguidamente três unidades de soldados africanos, uma unidade europeia, uma bataria de artilharia, o Esquadrão de Cavalaria Motorizado, um pelotão da Polícia Marítima e Fiscal, uma companhia da Polícia de Segurança Pública, uma secção motorizada da mesma Polícia, e, finalmente, um piquete de viaturas dos Bombeiros Municipais.
O pelotão de uma das unidades militares
Fechou o cortejo a milícia da Mocidade Portuguesa que prestara a guarda de honra.
A milícia da Mocidade Portuguesa
A acentuar o feriado nacional atroaram os ares as salvas disparadas, ao meio-dia, da Fortaleza do Monte e de bordo do «Pedro Nunes» (2)
(1) Como era habitual, nesse dia havia, pelas 12.30 horas, a “cerimónia” de cumprimentos no Palácio, onde o Governador recebia os cumprimentos das autoridades e dos funcionários, e da população em geral que quisessem participar. Pelas 18.30 horas havia também uma recepção nos salões do Palácio do Governo.
(2) Informações de MACAU, Boletim Informativo, n.º 53, 1955.