Estreou-se em Macau (1) no dia 15 de Setembro de 1960, o filme

“THE TEN COMMANDMENTS – Os Dez Mandamentos”

Na época, foi o filme que mais tempo esteve em cartaz em Macau, 12 dias. Habitualmente, os filmes de estreia estariam em cartaz, o fim de semana (sexta-feira, sábado e domingo) e possivelmente, se fossem filmes mais “mediáticos” e por isso mais lucrativos/rentáveis, estariam mais outros dois (segunda e terça), num total de 5 dias. (2)

DEz Mandamentos frente I

Este filme, dado a longa duração do filme, só efectuava duas sessões por dia.
Sessões às 14.30 e 20.00

Curiosamente, talvez pelo tempo em cartaz, foram publicados para o mesmo filme, dois folhetos com a parte de frente diferentes.

Dez Mandamentos frente II

No verso, o argumento (narrativa romanceada de Moisés desde que foi encontrado no rio Nilo até à chegada à Terra Prometida), manteve-se idêntico.

DEz Mandamentos versoNOTA: no final no verso do folheto chamava a atenção seguinte:
“Por determinação da casa produtora, não são validos
para este filme os bilhetes gratuitos
ou preços reduzidos.” (3)

NOTA: É tempo de rever um “post” que publiquei em 08-01.2012 – “JOGOS DA MINHA INFÂNCIA  – KONG CHÂI CHI” que é uma “história aos quadradinhos” deste filme.
https://nenotavaiconta.wordpress.com/2012/01/08/jogos-da-minha-infancia-kong-chai-chi/

Dez MandamentosCena clássica do filme, abertura das águas do mar vermelho 

(1) Este filme “The Ten Commandments” realizado por Cecil B. De Mille (o último épico da sua carreira) que já tinha filmado uma versão anterior em 1923, é de 1956, uma superprodução dispendiosa da Paramount Pictures (mas com grande lucro; segundo o “Guiness World Records”, com os cálculos ajustados à inflação, é o sétimo filme mais rendável de sempre) filmado em “vistavisão e tecnicolorido”, com um grande elenco (mais de 70 personagens diferentes). Em sete indicações para o Óscar, em 1957, somente ganhou na categoria “melhores efeitos visuais”.

Os Dez Mandamentoshttp://pt.wikipedia.org/wiki/Os_Dez_Mandamentos

Poderá rever o filme em:
http://wejew.com/media/2387/10_commandments_full_movie
(2) Posteriormente, o filme que mais tempo se manteve em cartaz, em Macau, foi “The Sound of Music – Música no Coração”, já no ano de 1965, no “Teatro Império”, onde esteve cerca de 1 mês.
(3) Existia nos cinemas de Macau o “hábito”, para certos filmes, menos conhecidos, de haver distribuição por parte da empresa exibidora, de bilhetes gratuitos. Também existia a venda de bilhetes com preço reduzido (por exemplo: militares fardados, trabalhadores de empresas, etc).