Roteiro do Ultramar CorreiosSede dos Correios, Telégrafos e Telefones

1927 – Início da construção do novo edifício para os Correios e Telégrafos. Antes da concentração na Repartição Técnica dos Correios e Telégrafos, a Central Telefónica funcionava em quartos alugados à Santa Casa da Misericórdia, enquanto a estação rediotelegráfica funcionava em D. Maria e numa dependência do prédio n.º 5 da Travessa do Roquete, sendo esta destinada à manipulação, e ao contacto com o público.
1929 – É a partir deste ano que se consegue a tão sonhada instalação dos Correios de Macau no novo edifício do Largo do Senado. As estações postais de Ká-Hó e de Hac-Sá (em Coloane) são encerradas também neste ano”.  (1)

Roteiro do Ultramar Sta Casa Misericórdia Santa Casa da Misericórdia

 “O actual edifício da Santa Casa foi construído no século XVIII no alto vê-se em bronze o busto do seu fundador D. Melchior Carneiro, que chegou a Macau em fins de Maio de 1568. Logo no ano seguinte, fundou a Santa Casa da Misericórdia.” (2)

“O edifício da Santa Casa da Misericórdia apresenta uma fachada principal em arcada ricamente decorada e ocupa uma posição proeminente no Largo do Senado. O frontispício é composto por uma mistura de colunas e pilastras entre as arcadas, criando um corredor coberto ao nível térreo e uma varanda no nível superior. O ritmo das pilastras e a dinâmica geral dos elementos conferem ao edifício uma grande vivacidade.” (3)

Roteiro do Ultramar Estátua MesquitaMonumento a Vicente Nicolau de Mesquita

 A 24 de Junho de 1940, foi erecto no Largo do Senado este monumento de bronze, da autoria do escultor Maximiliano Alves, que o fundiu em Lisboa. Sobre esta estátua e a sua inauguração, ver em:
https://nenotavaiconta.wordpress.com/2014/06/24/noticia-de-24-de-junho-de-1940-inaugura-cao-da-estatua-do-coronel-vicente-nicolau-mesquita/

Fotogravuras do livro de
GONÇALVES, Manuel Henriques – Roteiro do Ultramar. Lisboa, 1958, 131 p.
(1) SILVA, Beatriz Basto da – Cronologia da História de Macau, Volume 4.D.S.E.e J., Macau, 1997
(2) TEIXEIRA, Pe. Manuel – Macau e sua Diocese, Volume I. 1940, 250 p.
(3) http://www.macauheritage.net/pt/HeritageInfo/HeritageContent.aspx?t=M&hid=64