Continuação da apresentação da colecção de 10 marcadores de livro, emitidos por “Comissão Territorial de Macau para as Comemorações dos Descobrimentos Portugueses”, sob o lema

“TEMPLOS 廟宇” (1)

MARCADOR  TEMPLOS  logotipoMais um marcador com dois: “Templos de Macau/ 澳門廟宇”(2)

Dum lado do marcadorMarcador de livro Na Tcha Velho

Marcador de livro Na Tcha Velho INA TCHA VELHO /舊哪咤廟 (3)

Estando na Rua Pedro Nolasco, (4) em frente à Livraria Portuguesa, tem a Travessa das Verdades. Siga-a e do lado direito vai encontrar este pequeno oratório, situado na Travessa de Sancho Pança, como que aberto no meio da rua em interessante disposição, num dos recantos mais típicos da velha Macau, construído em 1850. Ná Ch´á é um ídolo muito popular em Macau pela sua história. Esteve três anos e meio no ventre de sua mãe e nasceu envolvido numa bola encarnada que seu pai cortou para ele sair. Ná C´há era endiabrado criando muitos problemas a seus pais que se viram, a certa altura, perseguidos pelos espíritos maus de quatro dragões. Para se salvar a família, imolou-se a si próprio e a sua alma foi ter à gruta do protector que em sonho pediu à mãe que construísse um templo em sua memória.

Marcador de livro Na Tcha Novo

Marcador de livro Na Tcha Novo INA TCHA NOVO /  新哪咤廟 (5)

Este pequenino templo fica situado na Calçada de S. Francisco Xavier, junto ao muro das ruínas de S. Paulo. Foi construído em 1869 em honra de Ná Ch´a, o protecor do bairro e recorre-se-lhe especialmente para desfazer os “maus olhados” e pedir curas. Para além deste ídolo, existem outros três, os Irmãos “Sam Heng Tai” a quem as mulheres estéreis rogam preces para pedirem fecundidade. Fora do templo do lado esquerdo está o oratório do ídolo Tou Tei Kong. 

(1) Ver: https://nenotavaiconta.wordpress.com/category/templos-chineses/
(2) 澳門廟宇mandarim pinyin: Ào men miào yù; cantonense jyutping: Ou3 mun4 miu6 jyu5.
(3)  舊哪咤廟mandarim pinyin: jiù na zhà miào;  cantonense jyutping: gau6 naa1 zaa1 miu6.
(4) Trata-se da Rua Pedro Nolasco da Silva, antiga Rua do Hospital (alteração em 22-04-1942). Começa na Rua de S. Domingos, junto da Calçada das Verdades e junto da Travessa dos Anjos e termina na Rua do Campo.
Creio que existe outra Rua com o mesmo nome, em Macau. Começa na Rua do Visconde de Paço de Arcos e termina na Rua do Guimarães. Já o Padre Teixeira se queixava da duplicação de ruas com o nome do mesmo indivíduo (TEIXEIRA, P. Manuel – Toponímia de Macau, Vol II).
(5)   新哪咤廟mandarim pinyin: xin na zhà  miào;  cantonense jyutping: san1 naa1 zaa1 miu6.