No dia 19 de Agosto de 1722, tomou posse do Governo de Macau, Dom Cristóvão de Severim Manuel, neto do Conde Vila-Flor, (1) um dos heróis das campanhas da Restauração. Não procedeu como devia, no governo da cidade, pois foi homem de vida dissoluta e pródigo, tendo contraído muitas dívidas, em Macau, que não pagou.
Pelos motivos apontados, veio a ser destituído por ordem do Vice Rei da Índia tendo em 22 de Julho de 1723, (2) D. Gonçalo Severim Manuel deixado o Governo desta cidade.
O Governo foi de novo entregue aa seu antecessor, António da Silva Teles de Meneses (3) que, neste mesmo dia, pela segunda vez, tomou posse na Fortaleza do Monte, com as formalidades do estilo.
O Senado escrevia ao Vice-Rei referindo que «ainda bem», porque senão Macau seria abandonado pelos portugueses que «já tinham resolvido fugir às suas injustiças e tiranias».

Informações recolhias de:
GOMES, Luís Gonzaga. Efemérides da História de Macau. Notícias de Macau, 1954, 267 p.
(1) Conde de Vila Flor foi um título nobiliárquico de Portugal, instituído em 1659, por decreto, e confirmado em 23 de Julho de 1661, em plena Guerra da Restauração, por carta régia de D. Afonso VI de Portugal a favor de D. Sancho Manuel de Vilhena.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Conde_de_Vila_Flor
(2) 22-07-1723 – Neste dia chegou o navio de Leandro Thome, que trouxe ordem do Vice Rey da India para tirar o Gov.º a D. Christovão Severim, e metter de posse a António da Silva Telles que antes delle tinha Governado e se lhe deo a posse na Fortaleza do Monte. Disem alguns que tinha ficado fingindo-se doente para este mesmo fim, pois havia remetido bastantes sagoates para Goa com que poude tirar aqulle, e entrar elle outra vez. “ (4)
(3) António da Silva Telo e Meneses terminou em 1722 o seu 1.º mandato – governou de 1719 a 1722. O 2.º mandato foi de 22 de Julho de 1723 a 6 de Setembro de 1724, data de posse no novo Governador, António Carneiro de Alcaçova que chegou a Macau a 31 de Agosto desse ano.
6-09-1724 – Neste dia de tarde tomou posse do Gov.º desta Cid.ᵉ António Carneiro de Alcaçova que havia chegado de Goa em 31 de Agosto findo na Chalupa de Pedro Rodrigues em companhia de António Monis que vinha por Governador de Timor por esta forma veio a suceder a António da Silva Teles, o mesmo que fez D. Christovão Severim”. (4)
(4) BRAGA, Jack M. – A Voz do Passado. ICM, 1987, 78 p.