A data da morte de Lourenço de Huesca ou São Lourenço (Huesca ou Valência, Espanha, 225? — Roma, 10 de Agosto de 258), mártir católico e um dos sete primeiros diáconos (guardiões do tesouro da Igreja) da Igreja Cristã, sediada em Roma, foi já colocado em post anterior (1). Hoje, complemento-o com a leitura de um pequeno opúsculo do Padre Manuel Teixeira (2) sobre a «Paróquia de S. Lourenço».

Pe. TEIXEIRA - Paróquia de S. Lourenço CAPA

Sobre a Igreja de S. Lourenço, transcrevo:
Afirmam alguns que esta igreja fôra construída em 1618, como se prova por uma lápide existente na capela de Nossa Senhora dos Remédios, que tem esta data, mas dizem outros, baseando-se em provas mais seguras, que a igreja foi construída muito antes e que esta data sé se refere à construção da mencionada capela e não à da igreja que já antes existia.

Pe. TEIXEIRA - Paróquia de S. Lourenço Desenho Fachada

Foi reconstruída em 1846 e mais recentemente em 1892 à custa das Obras Públicas de Macau, sendo bispo desta Diocese D. António Joaquim de Medeiros.
A nova Igreja tem a forma duma cruz latina com os braços formados dum lado pela capela do Sagrado Coração de Jesus e do outro pela Capela de Nossa Senhora dos Remédios.

Pe. TEIXEIRA - Paróquia de S. Lourenço Capela MórUm interessante aspecto do interior da Igreja de S. Lourenço.
Em perspectiva a Capela-Mór onde se regne o novo Altar”

É a igreja mais ornamentada e ricamente dotada de Macau, devido ao zêlo do ex-pároco, Revdo. Sr. Cón. Francisco Xavier Soares, e à generosidade de seus fregueses.
Entre as obras de arte que a decoram, sobressaem o altar-mór, o Baptistério e os quadros de Via Sacra, tudo em mármore de Carrara, com artísticos relevos.

Pe. TEIXEIRA - Paróquia de S. Lourenço Altar MórO Altar-mór de mármore

Dos 7 altares existentes, o altar-mór-Orago é a de S. Lourenço. É o mais antigo e foi erecto com a mesma igreja.
O novo  altar-mór de mármore foi sagrado em 27 de Abril de 1930 (véspera da festa de N. Senhora dos Remédios, onde também tem um altar) sendo então benzida a nova estátua de S. Lourenço, pelo actual Bispo Diocesano, o sr. D. José da Costa Nunes. É uma obra artística de valor, encimado por um baldaquino, também em mármore e disseminado de graciosas estatuetas de anjinhos.
O Pavimento e a grade da Comunhão são também de mármore. Tudo isto foi oferta de:

D.ª Ana Teresa Maria Gomes
D.ª Cecília Augusta Gomes d´Eça
José Maria d´Eça
D.ª Maria Gomes Carvalho
D.ª Guilhermina Maria Gomes.

Em Julho de 1934 foram colocados atraz e sobranceiros ao altar-mór uns lindos vitrais, representando a cores vivas a pomba simbólica do Espírito Santo e quatro anjos, dois segurando uma coroa e dois em oração, dando ao altar extraordinário reles.
(1) https://nenotavaiconta.wordpress.com/2012/08/10/s-lourenco-igreja-de-fe-no-vento/
(2) TEIXEIRA, Pe. Manuel – Paróquia de S. Lourenço. Escola Tipográfica do Orfanato – Macau, sem data, 15 p., 22,5 cm x 16cm.