Ano III 13MAI1954 Jubileu N.S. Fátima I

Em 1954, o povo católico de Macau celebrou a habitual festa de Nossa Senhora de Fátima, comemorando nesse ano o jubileu de prata da introdução na cidade de Macau do culto a Nossa Senhora de Fátima e as celebrações do Ano Mariano (1)
Durante 9 dias que precederam o dia 13, foi grande a afluência dos fiéis à Igreja de S. Domingos.
Desde o dia 12, último dia da novena, ficou o Santíssimo exposto até ao dia seguinte às 19.00 horas estando as adorações nocturnas bem como as diurnas foram feitas por agremiações católicas.
Com o amplo templo totalmente cheio, rezaram-se missas no dia da Festa, desde as 4 horas da manhã. Às 8.30 horas foi celebrada missa de oferecimento com Comunhão e às 10.00, Missa de Pontifical.

Ano III 13MAI1954 Jubileu N.S. Fátima IIO Rev.mo Bispo D. João de Deus Ramalho celebrando o Pontifical, com a assistência de todo o clero

À tarde, depois de recitadas renovação da Consagração da Diocese de Macau ao Imaculado Coração de Maria e dada a Bênção do Santíssimo aos fiéis e aos doentes, este último assinalado com a recitação das jaculatórias proferidas do púlpito pelo Rev. Padre Benjamin Pires Videira S. J., lenta e impressionante começou a desfilar a procissão de peregrinação que tinha por término a Ermida da Penha.
À saída da Igreja, A Virgem foi saudada por um vibrante toque de clarins, e ao mesmo tempo duma das janelas do templo, foram soltas três pombas brancas.

Ano III 13MAI1954 Jubileu N.S. Fátima IIISaída da Igreja de S. Domingos

À saída da Igreja, A Virgem foi saudada por um vibrante toque de clarins, e ao mesmo tempo duma das janelas do templo, foram soltas três pombas brancas.

Ano III 13MAI1954 Jubileu N.S. Fátima IVA branca Imagem da Senhora de Fátima sai de S. Domingos
aos ombros das Congregadas de Nossa Senhora de Fátima

Ano III 13MAI1954 Jubileu N.S. Fátima VNo Largo de S. Domingos começou a organizar-se a imponente Procissão que se dirigiu à Colina da Penha

A grandiosa peregrinação uma das maiores dos últimos anos, levou cerca duas horas a percorrer o itinerário marcado.
Chegada à Ermida da Penha, a Senhora entrou na Ermida acompanhada pelos fiéis que encheram, num curto espaço de tempo a pequena mas graciosa ermida.

Ano III 13MAI1954 Jubileu N.S. Fátima VINa Ermida da Penha

Pregou em português, o Revdo Cónego Juvenal Alberto Garcia, reitor do Seminário de S. José enquanto que o Revdo Padre Roque Lui, pároco da Igreja de S. Lázaro, pregou em chinês junto da Gruta de Nossa Senhora de Lurdes.
Em seguida foi entoado o solene Te-Deum por Sua Ex.ª Revma o Sr. D. João de Deus Ramalho, que deu a bênção aios fiéis, e da balaustrada da Penha à cidade inteira tendo um turno de clarins do nosso exército assinalado este acto.

Ano III 13MAI1954 Jubileu N.S. Fátima VII

A Benção do Santíssimo

Ano III 13MAI1954 Jubileu N.S. Fátima VIIIO adeus final à Virgem
(vendo-se entre a assistência, o Governador da Província)

Informação e fotos (má qualidade devido à impressão em papel) de “Macau, Boletim Informativo”, 1954.
(1) SILVA, Beatriz Basto da – Cronologia da História de Macau Século XX, Volume 5. Direcção dos Serviços de Educação e Juventude, Macau, 1998, 320 p. (ISBN 972-8091-64-8)