Por não ter havido, no ano de 1951, as festas oficiais comemorativa da “Semana da Marinha”, o aviso de 2.ª classe “João Lisboa” nem por isso deixou passar a data festiva sem a assinalar com uma interessante reunião social a bordo a qual se realizou na tarde do dia 5 de Maio, “constituindo uma das mais encantadoras festas de quantas têm sido realizadas, num navio de guerra português, surto nas águas de Macau. (1)

Aviso Joaõ Lisboa 1951O Aviso “João Lisboa” fundeado à entrada do Porto Interior de Macau

Festa João Lisboa 5MAI1951 INa barraca chinesa, um grupo juvenil saboreia os exóticos petiscos chineses”

Festa João Lisboa 5MAI1951 IIEntre o numeroso grupo de convidados reunidos na coberta do N. R. P João Lisboa, distinguem-se no 1.º plano, da E. para a D.: o encarregado do Governo, Dr. Aires Pinto Ribeiro e esposa; o capitão-tenente, Ramalho Rosa, comandante do aviso; o coronel António Cabrita; o brigadeiro Paulo Benard Guedes, comandante militar de Macau e esposa.

Festa João Lisboa 5MAI1951 III“Um terceto musical que animou o ambiente festivo”

NOTA: Poderá ser engano meu, mas deste terceto, dois “marinheiros” e um civil (à direita, na foto) que deverá ser o Johnny Reis que nesse ano teria 23 anos. (2)

(1) Revista “Mosaico“, 1951
(2) Sobre essa personalidade tão conhecido em Macau e que faleceu em 2012, poderá consultar o artigo de Cecília Jorge na Revista Macau de Junho de 1998, reproduzido no site:
http://rpdluz.tripod.com/projectomemoriamacaense/johnny-reis.html 

ACTUALIZAÇÃO: Em 12/04/2015, recebi de Rui Alves (rui.mr.alves@gmail.com) o seguinte comentário que muito agradeço e os meus parabéns ao Primeiro Tenente Simões Alves.
Na foto sobre o Navio João de Lisboa com o titulo “Um terceto musical que animou o ambiente festivo” pode se ver a esquerda o hoje Primeiro Tenente Simões Alves na situação de reforma: Ele é meu pai e vai fazer no próximo dia 17.4 90 anos de idade.”