De 2 a 11 de Abril de 1956, realizou-se m Tóquio (Japão), o Campeonato do Mundo de Ténis de Mesa (Pingue-Pongue, como era conhecida nessa época).

Para representar Portugal foram escolhidos três jogadores macaenses Raul da Rosa Duque, Augusto Gonçalves e Alberto Ló. (1)

Jogadores Ping Pong I

Já em 1952, Raul da Rosa Duque e Augusto Gonçalves foram incluídos, a título experimental, na equipa portuguesa, para os Campeonatos da Índia, em Bombaim, tendo obtidos excelentes resultados (Rosa Duque ficou em oitavo lugar) e reforçado notavelmente a equipa portuguesa. Por isso, em 1956, devido a limitada verba destinada às despesas de deslocamento, foram selecionados três jogadores macaenses e um metropolitano (Manuel de Carvalho).

À última hora, Luís Seac substituiu Augusto Gonçalves por este ter sofrido um acidente num jogo de futebol e não poder jogar.

A preparação dos pinponguistas macaenses, quer física quer técnica, tem sido rodeada dos maiores cuidados, devendo-se essa protecção ao Governo da Província que chamou a si o encargo de proteger a equipa facultando-lhe todo o apoio moral e material de que ela precisava até ao momento do embarque…(…)…

Rosa Duque, Ló e Seac treinam diariamente e com afinco, praticam ginástica adequada, e recebem massagens de dois em dois dias, dispensando a toda esta preparação o maior zelo e entusiasmo para uma representação condigna.” (2)

Jogadores Ping Pong II

Alberto Ló brilhou neste Mundial, triunfou ante Jung Luotang que seria campeão de Mundo e perdeu tangencialmente por 2-3 com Johnny Leach (na altura do confronto, detentor do título mundial individual) (1)

(1) Alberto Ló (Ló Kam Sun – 1924-1975) viria a ser contratado pelo Sport Lisboa e Benfica em 1958 tendo jogado por esta equipa nas épocas de 1957/58 a 1962/63, contribuindo para vários títulos colectivos do Benfica e vencendo 4 campeonatos nacionais individuais (57/58, 58/59, 59/60 e 61/62), 4 campeonatos nacionais de pares, 1 campeonato nacional de pares mistos e outros títulos distritais. Regressou a Macau em 1963.
http://serbenfiquista.com/forum/imortais/alberto-lo-‘o-eusebio-do-ping-pong’/
(2) – Informações e foto de MACAU, Boletim Informativo, 1956.