ALMEIDA, Fortunato de – Portugal e as colónias portuguêsas: com um apêndice sôbre a história da geografia e uma nota bibliográfica sôbre a geografia de Portugal e dos seus domínios. Segunda edição. Editor: Fortunato de Almeida, Coimbra, 1920, 484 p + mapas, 21 cm x 13 cm.
Com uma assinatura de posse no frontispício ” Vera Cruz ????” e outra na 1.ª página “???? de Macedo, Lisboa”
São 10 páginas dedicadas a Macau ( pp. 317-326). Pequenas descrições sobre:
⦁ Geografia física
⦁ Geografia económica
⦁ Geografia política
e um pequeno texto, em pé de página, sobre os primórdios históricos do território.
Encardenação da época com lombada em pele. Bom exemplar.
“Todas as possessões de Macau medem aproximadamente a superfície de 10 mil quil. quadrados. A parte portuguesa do istmo e a península de Macau medem 3,23 K2; a parte occupada pela cidade, incluindo ruas, estradas, jardins e cemitérios mede 2,10 K2.
A SE. da península é esta banhada pela rada de Macau; a W. e NW. existe o chamado Porto Interior, entre a península de Macau e a ilha da Lapa. No Porto Interior existe a pequena Ilha Verde, hoje quási ligada ao istmo por assoreamento natural e por obras realizadas no sentido de estabelecer a ligação.
A costa da península oferece muitas sinuosidades. A NE., abrigada do sul por um longo promontório , a ampla baía de D. Maria II; a S. do mesmo promontório, a baía de Cacilha; a SW. a baía da Praia Grande e as enseadas do Mainato e do Bispo.”
Fortunato de Almeida Pereira de Andrade (1869—1933), mais conhecido por Fortunato de Almeida. Bacharel formado em Direito, foi professor efectivo do Liceu José Falcão (Coimbra) onde foi Reitor, da Escola Normal Superior de Coimbra, e historiador. Autor de uma História de Portugal (história do desenvolvimento de Portugal desde a Lusitânia pré-histórica até ao reinado de D. Manuel II) publicada em 1922-1929 (reeditada em três volumes pela Editorial Bertrand, Lisboa, 2005) e ainda da monumental História da Igreja em Portugal, estudo ímpar sobre a vida eclesiástica em Portugal.
Sócio da Academia das Sciências de Lisboa, da Sociedade de Geografia, da Sociedade Portuguêsa de Estudos Históricos e do Instituto de Coimbra. Agraciado pela Santa Sé com a condecoração Pro Ecclesia et Pontifice.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Fortunato_de_Almeida e
http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=470322
[…] (1) Ver: https://nenotavaiconta.wordpress.com/2014/03/31/leitura-portugal-e-as-colonias-portugue-sas-i/ […]