Centro Pio XII I

Foi inaugurado, no dia 19 de Março de 1956, o novo Centro de Socorro Social Pio XII, instalado num edifício construído a expensas do «Catholic Welfare» (1) dos Estados Unidos da América, na Travessa do Colégio, local conhecido por Monte do Bom Jesus.

Centro Pio XII IIEm representação do Governador, cortou a fita simbólica o  Capitão José Vaz Dias da Silva, ajudante de campo do governador e chefe da Repartição do Gabinete. O Bispo da Diocese, D. Policarpo da Costa Vaz benzeu o novo edifício que foi entregue à direcção das Madres Franciscanas Missionárias de Maria.
Como conclusão do acto inaugural, usaram da palavra o Padre Lancelote Rodrigues, representante da «Catholic Welfare», em Macau e o Padre Duchesne, (2) delegado daquele organismo em Hong Kong. (3)

Centro Pio XII IIICentro de Socorro Social Pio XII na década de 60 (4)

Nos finais da década de 50 e início de 60, a Diocese Católica de Macau possuía dentro da rubrica “Obras Sociais e de Assistência  – DISPENSÁRIOS” os seguintes edifícios: (5)
Santa Infância (Religiosas Canossianas);
Casa de S. Paulo (Filhas de N.ª S.ª dos Anjos);
Dispensário da Imaculada Conceição – Anexo à Escola «Estrela do Mar»;
Centro de Socorro Social Pio XII (Franciscanas Missionárias de Maria);
Dispensário de S. José (Religiosas Canossianas);
Casa da Sagrada Família (Dominicanas Espanholas do SS. Rosário)

(1) O «Nacional Catholic Welfare», conselho criada em 1922 na sequência da evolução das conferências episcopais (primeira organização de bispos católicos nos Estados Unidos fundada em 1917) sediada em Washington, organização da Igreja Católica. Posteriormente em 2001 o nome foi mudado para “United States Conference of Catholic Bishops”
http://en.wikipedia.org/wiki/Catholic_Near_East_Welfare_Association
(2) Padre Paul J. Duchesne (1910 – 1983), dedicou 44 anos da sua vida sacerdotal (pertencente à organização Maryknoll) na China Continental, Taiwan (Formosa) e Hong Kong, onde faleceu. Ordenado em 1939 nos Estados Unidos, foi logo colocado nesse ano em Kongmoon (Jiangmen / / Kong Mun, em Guangdong/China). Em 1946 foi nomeado Secretário Executivo do «Catholic Welfare Committee», por indicação dos bispos de Cantão. Veio para Hong Kong em Fevereiro de 1951, onde organizou um centro de acolhimento para os missionários e católicos que foram obrigados a abandonar a China devido ao regime comunista. Trabalhou em Taiwan (com trabalho social e assistencial também na Indonésia e Vietnam) e fixou residência definitiva em Hong Kong na Ilha de Lamma, em 1975.
http://maryknollmissionarchives.org/index.php/history/435-duchesnefrpaulj
(3) Informação e fotos de ”MACAU Boletim Informativo”, ano III, 1956.
(4) Do Arquivo Científico Tropical do Instituto de Investigação Científica Tropical.
 http://actd.iict.pt/view/actd:AHUD17724
(5) Anuário Católico do Ultramar Português (1964). Junta de Investigação do Ultramar/Centro der Estudos Missionários, 1965, 2.ª edição, 701 p.