Na continuação do anterior “post”, apresento o 1.º opúsculo da pasta “UM NOVO ESPAÇO EM MOVIMENTO – CERIMÓNIA DE INAUGURAÇÃO DO ESTÁDIO DE MACAU – 1997”, editada pelo Instituto de Desportos de Macau. (1)

Um Novo Espaço em Movimento III

Este opúsculo de 21 cm x 21 cm com 10 pp., descreve as características do Estádio de Macau.
INTRODUÇÃO:
Iniciado o processo em 1987, vários estudos foram apresentados para a criação de um Complexo Desportivo em Macau. Em 1993, em resposta a um concurso de concepção e construção desse mesmo estádio, várias ideias subjacentes e diferentes projectos surgem. No entanto, é escolhido um projecto com base em critérios actuais das necessidades desportivas em Macau.
A sua localização na Taipa permite uma relação próxima entre o estádio e o centro urbano bem servido por uma boa linha de transportes públicos garantindo um acesso fácil e confortável.
Projectado para 15 mil espectadores possui de igual modo confortáveis e bem localizados camarotes, devidamente climatizados. Um parque automóvel de 800 lugares, possui também uma zona de estacionamento para autoridades “VIPS”.

Um Novo Espaço em Movimento IV

INSTALAÇÕES DESPORTIVAS:
Um campo de futebol relvado (Dimensões 105  x  68 cm).
Uma pista (classe A) completamente equipada, zona de saltos e lançamentos.
Um campo de treinos (Dimensões 105 x 68 cm) em relva sintética com areia.
Pistas de treino de velocidade e área de treinos para saltos.
Um ginásio polidesportivo com 9 m.  de pé directo, piso em madeira com caixa de ar e iluminação na ordem dos 1100 lux (dimensões 45 x 25 cm).
Bancadas telescópicas, uma solução que permite uma utilização máxima da área desportiva disponível.
Um ginásio de musculação bem equipado dará apoio a qualquer programa de preparação física.
Este Complexo Desportivo oferece ainda condições para trabalho a realizar pelos órgãos de comunicação social com salas espaçosas e bem equipadas, inclusive salas de locução.
Salas destinadas a entrevistas e recepção de convidados.”

(1) Um Novo Espaço em Movimento/Cerimónia de Inauguração do Estádio de Macau. Instituto dos Desportos de Macau. 1997.