Uma publicação da Agência-Geral do Ultramar, de 1959, em que Manuel Gonçalves Monteiro, na altura, Inspector Superior das Alfândegas do Ultramar, relatou as suas “Impressões duma Visita a Macau”. (1)

Trata-se da transcrição duma palestra proferida  pelo autor, na sessão do dia 22 de Julho de 1958 no Rotary Clube de Lisboa e que foi repetida no do Porto em 28 do mesmo ano.

O autor esteve de visita a Macau durante três semanas, em missão de serviço oficial.

Impressões duma Visita a Macau

Conforme o autor:
… Dividem-se os assuntos que hoje vou tratar aqui em duas partes distintas, versando-se na primeira, os de carácter meramente histórico, através duma digressão feita à volta dos monumentos existentes na província, focando-se na segunda os aspectos que apresentam actualmente algumas das actividades económicas de Macau… (…)
… Devo ao comandante militar da província, senhor general Portugal da Silveira, a gentileza de me ter permitido visitar os diversos monumentos militares de Macau, visita que foi efectuada na companhia do senhor major Acácio Cabreira Henriques, por ele designado para esse fim, tendo este oficial levado a sua amabilidade até ao ponto não só de me explicar detalhadamente os factos de natureza histórica ligados a cada um deles, como também de de me oferecer uma interessante monografia (2) sobre os mesmos….(…)
… Em Macau encontram-se instaladas pequenas indústrias, a maior parte delas em condições que deixam muito a desejar; e afigura-se que não terá muita viabilidade a instalação lá de grandes indústrias não só porque não existe água em quantidade suficiente para algumas que exigem para a sua laboração grandes quantidades daquele líquido e ainda por se não poder dispor de energia barata, pois só existe energia térmica produzida à base de óleos combustíveis ou de carburantes, a qual fica muito cara… (…)
(1) MONTEIRO, Manuel Gonçalves – Impressões duma Visita a Macau. Agência-Geral do Ultramar, Lisboa, 1958, 30 p.
(2) Trata-se da monografia
HENRIQUES, Acácio Cabreira – Monumentos Nacionais Existentes na Província de Macau. Círculo Cultural de Macau, 1956, 58 p.

3º. Ciclo de Conferências CCM CAPANão possuo esta monografia mas é o mesmo que foi publicado em:
HENRIQUES, Acácio Cabreira – Monumentos Nacionais Existentes na Província de Macau in pp. 107 – 153 de 3.º Ciclo de Conferências, proferidas no Salão Nobre do Leal Senado na Câmara no Ano de 1955. Círculo Cultural de Macau, 1956, 155 p.

Parte do texto já por mim referido em:
https://nenotavaiconta.wordpress.com/tag/major-acacio-cabreira-henriques/