No dia 15 de passado mês de Dezembro, faleceu a actriz Joan Fontaine (Joan de Beauvoir de Havilland: 1917 – 2013). Excelente actriz com uma longa carreira cinematográfica (além do teatro, televisão e rádio), iniciada em 1935 (a última aparição foi num filme para televisão, em 1994), foi a única actriz que conseguiu levar um Óscar de melhor actriz principal num filme de Alfred Hitchcock “Suspicion” (Suspeita), de 1941. Já tinha sido nomeada no ano anterior (1940) por outro filme de Hitchcock “Rebecca”.  Seria em 1943, mais uma vez  nomeada por “The Constant Nymp” (De Amor Também se Morre). Era irmã mais nova de Olivia de Haviland, também actriz e vencedora de dois óscares em 1950- “The Heiress” (Tarde demais) e 1947 “To Each His Own” (Só resta uma lágrima).
Joan Fontaine IVANHOE

Recordo aqui Joan Fontaine, através de um folheto de cinema do Teatro Capitol, no filme “Ivanhoe” (1) (2), de 1952, baseado no célebre romance histórico de Walter Scott (3), em que tem o papel de “Lady Rowena”.
O filme dirigido por Richard Thopre, para a MGM, estreou-se em Macau no dia 9 de Dezembro de 1952 (estreia nos Estados Unidos no Verão desse ano). Embora de produção à “Hollywood”, foi filmado nos Estúdios da MGM em Elstree, perto de Londres (exteriores no castelo de Doune, Escócia) com maioria dos principais intervenientes ingleses: produtor, director, dois dos argumentistas, (4) bem como os actores principais: Robert Taylor, Elizabeth Taylor, Joan Fontaine e George Sanders. (5)

Folheto de Cinema IVANHOE

Cartaz Clash By Night

NOTA: De salientar neste Folheto, a chamada de atenção para o “Complemento especial” a apresentar na “Próxima Mudança” com o filme “ Clash by Night” (um drama ignorado pela crítica, de Fritz Lang, de 1952 com um pequeno “papel” de Marilyn Monroe) do “Filme Oficial do Campeonato de Pesados” entre Rocky Marciano e Jersey Joe Walcott.
Rocky Marciano (1923-1969), considerado um dos melhores pugilistas (e conhecido pelos seus golpes potentes) e de nunca ter perdido uma luta enquanto esteve nos ringues, ganhou por KO este combate, em cerca de 13 minutos, no  dia 23 de Setembro de 1952, em Filadélfia.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Rocky_Marciano


Folheto de Cinema IVANHOE verso

(1)   “Trailer” do filme “Ivanhoe” em:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Joan_Fontaine_in_Ivanhoe_trailer.JPG
(2)   O Filme “Ivanhoe” recebeu 3 indicações para o óscar: melhor filme, melhor fotografia (cor) e melhor trilha sonora.  Foi um sucesso comercial – filme da MGM que mais lucrou nesse ano e também nesse ano, o segundo filme mais lucrativo nos Estados Unidos.
(3)   Sir Walter Scott (1771-1832), conhecido como o criador do romance histórico. “Ivanhoe”, romance publicado em 1820, narra as lutas entre saxões e normandos, em torno do mito de Coração de Leão.
(4)   O terceiro, era a argumentista americana, Marguerite Roberts que por recusar (com seu marido) responder às preguntas sobre a sua filiação no Partido Comunista Americano (na célebre perseguição política e desrespeito aos direcitos civis nos Estados Unidos, na década de 40 até meados den 50, conhecido com MaCarthysmo”), foi o seu nome removido do genérico do filme.
(5)   http://en.wikipedia.org/wiki/Ivanhoe_(1952_film)