O 1.º Dezembro de 1953 foi condignamente festejada em Macau pelos filiados da Mocidade Portuguesa.

MBI MP 1DEZ 1953 I

Foi levantado no Campo Desportivo Coronel Mesquita (vulgo Campo do Tap Seac) um altar junto do qual, na noite de 30 de Novembro para de 1 de Dezembro, os rapazes da Mocidade Portuguesa estiveram em velada de armas perante a imagem da Imaculada Conceição.
Às 9 horas em ponto do dia 1, chegou Sua Ex.ª o Governador da Província, Almirante Joaquim Marques Esparteiro, ao referido Campo onde a Mocidade Portuguesa (Milícia), no seu aprumo impecável, prestou a Sua Ex.ª as devidas honras.

MBI MP 1DEZ 1953 IISua Ex.ª o Governador passando revista à guarda de honra formada por dois castelos da Milícia

 Celebrou a missa, Sua Ex.ª Rev.ma o Bispo de Macau, D. João de Deus Ramalho.

MBI MP 1DEZ 1953 IIIUm aspecto da numerosa assistência à Missa Campal, vendo-se na primeira fila Sua Ex.ª o Governador da Província e Sua Exma. Família.

 MBI MP 1DEZ 1953 IVO Comandante da Milícia, capitão José Vaz Dias da Silva, lembrou aos rapazes da Mocidade os seus deveres de filiados.

 Constou a segunda parte da festa dum jogo de futebol em miniatura entre os centros  N.º 1 Liceu e N.º 5 Seminário  e da apresentação da escola de sinaleiros que fez uma pequena demonstração em que evidenciou as suas aptidões e a paciência dos seus instrutores.
Após alguns cânticos patrióticos cantados em coro por todos os filiados, procedeu-se à entrega de insígnias e diplomas aos novos graduados.

MBI MP 1DEZ 1953 VSua Ex.ª o Governador fez entrega de insígnias e diplomas aos novos graduados da Mocidade Portuguesa.

 Fotos e informação retirados de Macau Boletim Informativo, 1953.