O II Grande Prémio de Macau, certame automobilístico, atingiu foros de acontecimento extraordinário e tiveram o condão de dinamizar a cidade naquela época, promovendo Macau e trazendo resultados vantajosos.
Especialmente para assistir às corridas, deslocaram-se a Macau mais de dez mil pessoas, quase todas oriundas de Hong Kong. O movimento dos vapores de carreira, hotéis, restaurantes, centros de diversões e até dos diferentes meios de transporte, encheu de vida esta minúscula cidade, calculando-se em muitos milhares de patacas a soma de dinheiro despendido pelos entusiastas do automobilismo que permaneceram em Macau, nos dias 5 e 6 de Novembro desse ano.
As provas constantes do programa do II Grande Prémio, iniciaram-se no dia 5 de Novembro, com os seguintes resultados:
Prova de senhoras (5 voltas ao circuito), em que participaram apenas dois carros:
1.º – Jaguar XK 120, conduzido pela Srª Jean Lam, em 24 m 46,7s.
Jean Lam, vencedora da prova de Senhoras
Provas de «handicap» para carros fechados, de produção corrente (25 voltas ao circuito):
1.º – Fiat, conduzido por A. Stewart, em 2h. 3m. 5s., à velocidade média de 47.53 milhas horárias
2.º – D.K.W., conduzido por Douglas Steane, em 1h. 49m. 18,5s, à velocidade média de 53.52 milhas horárias.
É de salientar a magnífica prova feita por Steane no seu D.K.W., pois que, apesar de ter partido cerca de 17 minutos depois da partida do Fiat classificado em 1.º lugar, conseguiu classificar-se em 2.º , com excelente média.
3.º – Volkswagen, conduzido por H. Gosslar, em 1h. 57m. 45s., à velocidade média de 49,68 milhas horárias.
Prova de principiantes (8 voltas ao circuito):
1.º – Triumph TR2, conduzido por R. Hardwick, que completou o percurso em 32m. 52.5s., à velocidade média de 56.94 milhas horárias.
2.º – Triumph TR2, conduzido por N. Fullford, em 32m. 54.4s.
3.º – Dellow MK V, conduzido por P. Dellingpole.
[…] da História de Macau, Volume 5, 1998). (6) Ver anteriores referências a este Grande Prémio em: https://nenotavaiconta.wordpress.com/2013/11/05/noticia-de-5-de-novembro-de-1955-ii-grande-premio-de… […]
[…] (1) Ver anterior referências em https://nenotavaiconta.wordpress.com/2012/10/30/primeiro-grande-premio-de-macau-1954/ (2) «BGU» XXXI – 356, Fevereiro 1955. (3) Esta foto foi publicado «BGU» XXXII – 367 Janeiro 1956, com uma legenda (errada), referindo-se ao «II Grande Prémio) realizado em 5 e 6 de Novembro de 1955 “vencedor do «Grande Prémio» Eduardo de Carvalho”. (4) Após uma pesquisa sumária, não tenho informações que tenha havido no programa do «I Grande Prémio» uma prova de senhoras. No «II Grande Prémio de Macau» de 1955, a Prova de Senhoras efectuou-se no dia 5 de Novembro , constando de 5 voltas ao circuito em que participaram somente dois carros. A prova foi “ganha” por Jean Lam, em 24 m. 46,7s. num «Jaguar XK 120» Ver anterior referência em: https://nenotavaiconta.wordpress.com/2013/11/05/noticia-de-5-de-novembro-de-1955-ii-grande-premio-de… […]