Envelope comemorativo do 1.º dia de circulação do selo do V Centenário da Morte do Infante D. Henrique, em 26 de Junho de 1960.
Os selos postais emitidos e postos em circulação em todas as províncias ultramarinas por Portaria n.º 17754 do Ministério do Ultramar de 31 de Maio de 1960, comemorativos do 5.º centenário da morte do Infante D. Henrique, tinham todos as dimensões de 34,5 cm x 23,4 cm, embora as quantidades, taxas, motivos e cores variassem de província para província.
Para Macau foram emitidos 250000 da taxa de 2 patacas (esfera armilar, com faixa zodiacal) amarelo-torrado, castanho, preto, verde, verde-azeitona e amarelo-palha.
O monumento ao Infante D. Henrique que se vê no envelope está na cidade do Porto (Praça do Infante, onde está o Palácio da Bolsa, o instituto do vinho do Porto e o mercado Ferreira Borges e próximo da casa do Infante, onde segundo a tradição terá nascido o Infante em 1394).
A estátua e figuras alegóricas da Fé e do tratado da navegação portuguesa de bronze é da autoria de Tomás Costa. Monumento foi construído por subscrição pública em 1893 e inaugurada em 1900. Compõe-se de vários grupos escultóricos. No cimo, a estátua do Infante, tendo junto, um globo terrestre. No sopé, vêem-se dois grupos alegóricos: uma Vitória conduzindo dois corcéis e dois tritões, representando o triunfo das navegações portuguesas; e uma figura feminina simbolizando a Fé das Descobertas. Possui, ainda, baixos-relevos junto ao pedestal, representando a tomada de Ceuta e o Infante no Promontório de Sagres.
http://www.visitporto.travel/visitar/paginas/descobrir/DetalhesPOI.aspx?POI=717
[…] https://nenotavaiconta.wordpress.com/2013/09/27/envelope-selo-v-centenarioo-da-morte-do-infante-d-hen… (2) […]