Calendário de bolso do ano de 1998 (13 cm x 9,5 cm, dobrável), emitido pelo ALTO COMISSARIADO CONTRA A CORRUPÇÃO E A ILEGALIDADE ADMINISTRATIVA, sob o tema:

Atacar a corrupção

Calendário 1998 ACCCIA

Notar a utilização da figura do “Rei Macaco /Sun Wukong” (1) para “atacar a corrupção”. Sun Wukong é um dos principais personagens da novela épica clássica chinesa “ Jornada ao Oeste” (2). Nessa história, Sun Wukong (Rei Macaco) é descrito como uma figura lendária com extraordinários poderes. Ele acompanha e protege a jornada do monge Tang Xuanzang para o oeste em busca dos Sutra (escritos sagrados do Budismo) que estavam na Índia.

Calendário 1998 ACCCIA verso

(1)   Sun Wukong (孙悟空; mandarim pinyin: sun wú kong; cantonense jyutping: syun1 ng6 humg3) é muito forte (consegue erguer 8,1 toneladas) e veloz (com um salto ele consegue superar uma distância de 54.000 quilômetros). Sun pode se transformar em 72 coisas diferentes tais como animais e objetos; quando se transforma em pessoas, contudo, ele não consegue esconder a cauda. Ele também é conhecido por comandar os ventos, águas, conjurar círculos protetores contra demônios e congelar humanos, demônios e deuses.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Rei_Macaco
(2)   Jornada ao Oeste (西||; mandarim pinyin: Xī Yóu Jì; cantonense jyutping: sai1 jau4 gei3 chi) é um romance mitológico do escritor chinês Wu Chengen, que apareceu anonimamente por volta de 1570, em meados da Dinastia Ming. A lenda baseia-se na peregrinação e perseguição do monge Xuanzang para a Índia, em busca de escrituras sagradas do budismo, e conta a história da lenda chinesa de Sun Wukong (Rei Macaco).
http://pt.wikipedia.org/wiki/Jornada_ao_Oeste