“Macau” descrito no capítulo XXI do livro da “Colecção Escolar LELLO” de 1936, destinado aos alunos da 3.ª e 4 .ª classe. (1)

Geografia Primária Mapa Mundo
Situação e área – Macau fica situada na Ásia Oriental, na China, e compõe-se de uma pequena península, no delta do rio Siquião ou rio de Cantão (2), e das ilhas da Taipa e Coloane, ao sul desta península, ao todo cêrca de 10 qm2. É esta, portanto, a nossa mais pequena colónia.
Portugal exerce ainda soberania sôbre as ilhas da Lapa, de D. João e da Montanha, a cuja posse definitiva a China se tem oposto.

Geografia Primária Mapa Macau 1936Mapa de Macau, 1936

O solo – Tanto a península como as ilhas são montanhosas, registando-se a maior elevação no Monte da Guia (106m.), a nordeste da cidade.
A rêde hidrográfica está limitada aos braços do rio Siquião que separam a península de Macau das ilhas da Lapa, D. João e Taipa.

Geografia Primária Comparação temperaturasClima – O Clima de Macau é temperado-húmido; apesar disso, o europeu suporta-o com muita facilidade, aclimatando-se perfeitamente.

Geografia Primária Comparação populaçãoPopulação – A população, constituída principalmente por chineses, por mestiço e portugueses, é de cêrca de 100 mil habitantes. Macau é, por isso, muitíssimo povoado em relação à sua superfície, mas pouco em relação a Portugal.
O único centro importante da população é a cidade de MACAU, no sudoeste da península, cidade com aspecto europeu e oriental, tendo sido, noutros tempos, o centro dum grande comércio no Oriente.
Macau e as ilhas próximas, administrativamente, formam uma província administrativa , com um governador próprio, que tem por séde a cidade de Macau.

Geografia Primária Principais Riquezas

Produções e valor – Pelas pequenas dimensões da colónia, as suas produções agrícolas são muito poucas, o que não acontece porém nas produções de natureza animal, pois que a pesca constitue um dos seus grandes rendimentos. O valor da província de Macau vem, porém, do seu comércio, visto que a sua situação é própria para o comércio de trânsito dos produtos da China, através dos inúmeros canais que ligam os rios de Cantão e de Oeste. Os habitantes de Macau trabalham também o chá, o ópio, as sêdas, os algodões e os charões, etc.
A colónia de Macau é o verdadeiro tipo de colónia feitoria ou de comercio.
Quando as obras do pôrto estiverem concluidas, o caminho de ferro de Cantão e delimitados definitivamente os nossos territórios, a prosperidade e o futuro da nossa colónia estarão completamente garantidos.

Geografia Primária CAPA (1) , Mário de Vasconcelos e – Geografia  Primária, III e IV Classes. Edição autorizada oficialmente para o ano  1937-1938, Livraria Lello & Irmão – Editores, 1936, 127 p.
(2) Macau fica aproximadamente a meio do delta formado pelos rios Si-Kiang ou do Oeste e  Chu-Kiang ou rio das Pérolas ou de Cantão