Continuação do artigo de Adolfo D´Eça, publicado numa revista portuguesa, em 1918 (1)
“Avista-se então a cidade de Macau, edificada nas encostas dos montes. É de pitoresco e magnífico aspéto aquele anfiteatro subindo desde o semi-circulo de Praia Grande como em escalões pelas alpenduradas das montanhas os edifícios pintados de diversas côres, destacando no meio de frondentes arvoredos e por cima de todos coroando os mais altos pico as velhas fortalezas do Monte e da Guia; o elegante e grandioso Hospital de S. Januário, o magestoso frontespício da destruída Igreja de S. Paulo, pesada mole de maçiça cantaria, adornada de estruturas de bronze em tamanho natural; a branca ermida da Senhora da Penha, residencia favorita do ultimo prelado de Macau e o magestoso Hotel de Boa Vista, hoje transformado no Liceu Nacional.
“O grandioso edifício do hospital militar de S. Januário. no meio de frondentes arvoredos e n´um dos pontos mais altos da peninsula”
Entrando a seguir no porto interior a vista é tambem linda, mas d´um aspéto diferente. Filas de juncos chinezes de varias dimensões ancorados em ambas margens do rio, deixam vago um estreito caminho para a entrada e saída dos vapores da carreira. Minutos depois chega-se ao terminus de uma viagem de 44 milhas. O vapor atraca-se ao caes, onde se efectuam o desembarque dos passageiros e a descarga dos passageiros e a descarga das mercadorias. O turista conduzido em automoveis ou em jerinshas (carros puxados á mão) percorre por momento algumas das estreitas ruas do bairro chines, entra na Nova Avenida (Ribeiro d`Almeida), onde estão construídos edifícios novos e elegantes, que dão uma impressão mais agradável do que as antigas lojas avistadas logo á entrada do porto interior; ao mesmo tempo que o seu movimento comercial dá de conhecer ao forasteiro que está n´uma cidade, que, embora pequena, conta com uma população de 80 mil almas.
” Um panoramico aspéto da Praia Grande, vendo-se ao fundo o magestoso Hotel de Boa-Vista, onde atualmente está instalado o Liceu Nacional”
Minutos depois encontra-se em Praia Grande a curva graciosa que de bordo atraiu a atenção do viajante: edifícios grandiosos, taes como: Palacio de Justiça, Palacio do Governo, residencias de capitalistas chinezes e edificios construídos à europeia.
Ha varios passeios em Macau. O mais preferido pelos turistas é: a Avenida Vasco da Gama de uma extensão de 600 metros e fechado n´uma extremidade por um rico jardim cuidadosamente tratado e nóutra pelo elegante monumento dedicado a Vasco da Gama.
“O portico tradicional «As Portas do Cerco», que perpetuam a memoria de dois heroes macaenses, a cuja vida se encontra ligada a historia da peninsula“.
Saindo d´esta Avenida percorre o viajante estradas bem lançadas e assombradas por grandes arvores até que atinge «As Portas do Cerco», portico historico onde existem lapides atestando os feitos dos dois heroes tão bemquistos e venerandos pelos macaenses Amaral e Mesquita.
“O interior da historica Gruta de Camões, onde o notavel poeta escreveu a maior parte da sua grandiosa obra «Os Lusíadas»”
Voltando continua o viajante o seu passeio atravessando a antiga povoação da Patane, hoje transformada em um local assás prazenteiro, até chegar à Gruta de Camões , onde, segundo a tradição, o grande poeta passou horas bem amargas para concluir a sua gigantesca obra “Os Luziadas”.
“A escadaria e o frontespicio da destruida egreja de S. Paulo, que se avista da entrada do canal de Macau”
Não deixa turista algum a cidade de Macau sem visitar as ruinas da Egreja de S. Paulo , cujo frontespício começou a contemplar de bordo do vapor. Só depois de admirar estas antiguidades que atestam o dominio secular de Portugal sobre aquela possessão genuinamente portugueza é que o turista regressa a Hong Kong contente, satisfeito e bem impressionado do que viu, estudou e admirou n´essa velha cidade portugueza, que possue paginas tão brilhantes na história das conquistas portuguezas.”
(1) “Ilustração Portuguesa“, n.º 633, 1918, pp. 373-374
A primeira parte deste artigo está em:
https://nenotavaiconta.wordpress.com/2013/07/18/lei tura-roteiro-turistico-de-macau-de-1918-i/
Excellent article. Keep writing such kind of info on your
page. Im really impressed by it.
Hey there, You’ve done an incredible job. I’ll certainly
digg it and in my opinion recommend to my friends. I am sure they will be benefited from this website.