Esther WilliamsEsther Williams em 1950 (1)

Esther Williams (1921-2013),  a rainha das sereias, uma das mais populares vedetas de Hollywood da década de 40/50 (anos de ouro do cinema musical americano) faleceu no passado dia 6 de Junho, aos 91 anos de idade.
Rodou 25 filmes para a Metro entre 1942 e 1956, (2) passados sempre em ambiente aquático, marcados por elaborados números de natação sincronizada, e espectaculares saltos para a água.
A actriz, antiga nadadora de competição (não participou nos Jogos Olímpicos porque os de 1940, foram cancelados pelo começo da II Guerra Mundial) era conhecida pela “Million Dollar Mermaid” (“A Sereia do Milhão de Dólares” ) (3) título de um dos seus filmes e também título da sua autobiografia publicada em 1999.
Million Dollar MermaidE é precisamente este filme “A SEREIA DE UM MILHÃO DE DÓLARES“, em homenagem à actriz que publico o folheto de cinema do Teatro Capitol.
O filme estreou-se em Macau no dia 23 de Outubro de 1953, no Teatro Capitol, com sessões às 14.30, 19.30 e 21.45 horas.
No folheto (de fundo azul claro) anunciava:

“A mais pródiga extravagância tecnicolorida”

A história do filme é real e a actriz assumia o papel da nadadora australiana Annette Kellerman (esta nadadora causou escândalo na sua época com a aparição em púbico com um fato de banho de uma só peça e por isso em Inglaterra o filme é conhecido por ” The One Piece Bathing Suit“).
Filme dirigido por Mervyn LeRoy ,  argumento de Everett Freeman e coreografado pelo talentoso Busby Berkeley.  Os actores principais foram Victor Mature (“James Sullivan“) e Walter Pidgeon (“Frederik Kellerman“).
Million Dollar Mermaid
Em Macau, o filme ficou em cartaz sómente 2 dias (sexta e sábado). Em 25 de Outubro já se estreava outro filme “Desesperate Moment/ Momento de Desespero“.
(1)  http://en.wikipedia.org/wiki/File:Esther_Williams_-_portrait.jpg
(2) Anos em que foi uma das estrelas rainha dos filmes musicais da MGM. Após essa data esporadicamente ainda protagonizou (sem sucesso) alguns filmes, o último em 1963. Eleita uma das estrelas de maior público em 1950, além de ser considerada a Sereia de Hollywood e a rainha dos filmes musicais  dos estúdios MGM.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Esther_Williams
(3) “Million Dollard Mermaid” (em Portugal o filme chamou-se “A Rainha do Mar”) é de 1952, um dos seus maiores sucessos.
http://en.wikipedia.org/wiki/File:Million_dollar_mermaid_poster.jpg
NOTA: No verso deste folheto, anunciava-se o próximo filme para 25 de Outubro:

O emocionante filme
MOMENTO DE DESESPERO
(DESPERATE MOMENT)
– com –
Dirk Bogarde, Mai Zetterling e Philip Friend
Million Dollar Mermaid versoA curiosidade deste folheto (verso) está na indicação expressa de

LEGENDAS EM PORTUGUÊS NESTE FILME

Não sei a razão específica para a legendagem , em português, muito pouco utilizado em Macau, dum filme “menor”  a não ser em casos especiais esporádicos. Sobre este tema “legendagem de filmes” ver meu anterior “post”:
https://nenotavaiconta.wordpress.com/2012/09/18/noticia-18-de-setembro-de-1955/