Capa de Artistas IA CAPA e PARTE DA LOMBADA

40 Figuras de artistas de cinema mais populares das décadas de 60 e princípio de 70, em cartolina fina,  rectangulares, com medidas aproximadas de 5,5 cm x 3,,5 cm coladas uma a uma, numa capa e contracapa (e interiores) de arquivo com 25 cm x 17 cm x 4cm (lombada) de dimensões. Capa feita manualmente de cartolina branca e parcialmente revestido por papel castanho, para protecção de livros e/ou papeis e posteriormente “plastificada”.

Capa de Artistas IIA CONTRACAPA e PARTE DA LOMBADA

Estas “figuras” da Série A, pertenciam a uma colecção de 100  que se encontravam  (uma foto por cada caixa)  nas embalagens de uma marca de pastilhas elásticas/chicletes (vulgo “chewing gum“, também conhecidas como “gomas de mascar“) de cor rosada, muito populares na década de 60 em Macau e que “a malta” colecionava,  tentando ter as 100 sendo por isso, trocadas quando havia repetidas. Lembro-me bem que, como em todas as estratégias comerciais, havia fotos que apareciam frequentemente e outras (poucas) de difícil adquisição sendo também por isso mais “valiosas” no momento das trocas. Um destes números, se não me engano,  era o A 69 (artista que já não me recordo). Creio que nunca consegui ter os 100 “bonecos” desejados. 

 As figuras foram coladas não pela sequência numérica mas alternadamente uma figura masculina, outra feminina.

Capa de Artistas IIINa lombada, aproveitou-se as letras cortadas do jornal de Hong Kong (muito popular nessa altura em Macau) o “The Star” para intitular a “obra de arte” “THE STARS“.

Capa de Artistas IVINTERIOR DA CAPA

Capa de Artistas VINTERIOR DA CONTRACAPA

 Não vou enumerar os artistas retratados mas o pessoal dessa época certamente que  identificarão a maior parte deles.