A COMEÇAR EM 31 DE MARÇO DE 1961

Sessões às 14.30, 19.45 e 22.00 horas

(Espectáculo para maiores de 12 anos)

1- Abertura
2- Documentário “News of the Day”
3- Reclamos de próximos filmes
4- A “U-I” apresenta

“Cimarron”

Cimarron
Cimarron IIFilme (“Western”) de 1960 dirigido por Anthony Mann com Glenn Ford, Maria Schell e Anne Baxter nos principais papeis. Adaptado da novela de Edna Ferber sobre a família Cravet e a “corrida”, em 22 de Abril de 1889, para ocupação gratuita de terras no território que seria futuramente o estado de Oklahoma.
Nomeado para dois “Oscar” em 1961: melhor Direcção Artística e melhor Som. Não ganhou nenhum. (1)

Cimarron verso
Este folheto foi impresso com caracteres vermelhos, e tem a particularidade do argumento ter preenchido a maior parte da frente e toda a folha no verso (descrevendo com muito pormenor o enredo do filme).

Cimarron I(1) A 1.ª versão deste filme , com o mesmo título, é de 1931. Filme a preto e branco,  com Richard Dix, Irene Dunne e Estelle Taylor
Ganhou 3 “Óscar” (Melhor Filme,  Melhor Direcção Artística e Melhor Argumento Adaptado).
Foi o primeiro “western” a ganhar um óscar e também o primeiro “western” a ganhar “Melhor Filme”. Lembrar que somente 59 anos depois (1990) , outro western ganharia o “Óscar” de melhor filme – “Dances with Wolves” (“Danças com lobos“) de Kevin Costner.
A 1.ª versão de “Cimarron“, apesar das nomeações (pela primeira vez, um filme era nomeado para mais de seis categorias) e da critica cinematográfica positiva,  foi um fiasco nas bilheteiras.
Fotos retirados de imdb.com.