Postais da Colecção “MACAU ANTIGO” (1), emitidos pelo Instituto Cultural de Macau na década de 90 (século XX), a preto e branco (fotografias antigas de Macau – finais do século IX e princípios do século XX). (2)
Hoje trago estes dois postais, referentes à Avenida Almeida Ribeiro/ 新馬路  (3) / Almeida Ribeiro Avenue.
MACAU ANTIGO -Av Almeida Ribeiro I
A “construção” da Avenida Almeida Ribeiro demorou vários anos a ser concretizada.
A Arrematação do 1.º troço de construção da nova Avenida do Bazar Chinês (do Largo do Senado ao Pátio do Martelo) numa extensão de 62 m (mais tarde Avenida Almeida Ribeiro),  foi a 4 de Março de 1911. Em 1913 parte do Bazar foi arrasado e em 1918, mais um troço da Avenida de Almeida Ribeiro foi rasgado com a demolição da casa do rico comerciante Lin Lian, então situada no cruzamento da Av. de Almeida Ribeiro com a Rua da Praia Grande. E só em 1919, com as últimas expropriações, se conseguiu completar a ligação com a Praia Grande (4)
MACAU ANTIGO -Av Almeida Ribeiro II(1) Adquiridos na Plaza Cultural Macau Lda (Av. Conselheiro Ferreira de Almeida, n.º 32 G). A colecção tem 20 postais.
(2) Muitas destas fotografias encontram-se já publicadas em outros documentos.
(3) (mandarim pinyin: xin; cantonense jyutping: san1) (mandarim pinyin: má; cantonense jyutping: maa5) (mandarim pinyin: lù; cantonense jyutping: lou6)
SAN MA LOU ou TAI SAN MA LOU cuja tradução é: Grande Rua (Avenida) Nova dos Cavalos pois a partir da data da sua inauguração, os desfiles das forças militarizadas, nomeadamente as paradas de cavalaria passaram a ser realizadas nessa avenida.
(4) 23-01-1919 – Aprovado por P.P.18, desta data, o projecto de expropriação para a conclusão da Av Almeida Ribeiro e a sua ligação com a Praia Grande (77 360 patacas; P.P. 82). Expropriação de vários prédios do Largo de Senado, Travessa do Roquete, Rua da Sé e Pátio da Sé, zona sensível, cenário dos primeiros tempos de Macau
SILVA, Beatriz Basto da – Cronologia da História de Macau Século XX, Volume 4. Direcção dos Serviços de Educação e Juventude, 2.ª Edição, Macau, 1997, 454 p (ISBN 972-8091-11-7)