O Boletim Oficial n.º 5 publica a autorização do Congresso da República  dada ao Governo Português  para intervir militarmente ao lado da aliada Inglaterra  na Guerra Mundial (1)

A Revista “Ilustração Portuguesa“, de Março de 1915,  já publicava três fotos de Macau com o título “A favor dos feridos da guerra“.

A Favors dos feridos da guerra I“Grupo da sociedade elegante de Macau, vendo-se entre ela as senhoras que angarivam donativos a favor dos feridos da guerra”

A Favor dos feridos da guerra II“Formatura de voluntários portuguezes em Macau por ocasião do movimento patriótico em favor dos nossos soldados expedicionários(«Clichés» do fotógrafo sr. M. Mumelga, de Hong Kong)”

A Favor dos feridos da guerra III“PALÁCIO DO GOVERNO DE MACAU – Comissão de senhoras trabalhando na confecção dos artigos de agasalhos destinados aos feridos da guerra («cliché» Mumeya)” (2)

(1) SILVA, Beatriz Basto da – Cronologia da História de Macau Século XX, Volume 4. Direcção dos Serviços de Educação e Juventude, 2.ª Edição, Macau, 1997, 454 p (ISBN 972-8091-11-7)
(2)  Beatriz Basto da Silva em (1), publica a mesma foto com a seguinte legenda:

“senhoras de Macau trabalhando para os feridos dos exércitos aliados, no salão de um clube”

Em referência ao mesmo assunto, a mesm autora indica em:
15-X-1915 – Ecos da guerra europeia – Quermesse para angariar fundos em Macau, para auxílio às vítimas da guerra  (1)