Em 1985, foi inaugurado na então Universidade da Ásia Oriental o “Mural dos Nove Dragões“, reprodução, à escala reduzida do célebre mural do mesmo nome existente na Cidade Proibida (Beijing) (1) e reproduzida também, no Parque Beihai (Beijing) (2).
O mural foi oferecido pela Comissão de Educação Estatal da República Popular da China. O painel foi construído em cerâmica colorida vidrada na fábrica de porcelana de Pequim e transportada em três camiões desde a capital chinesa até Macau, numa viagem que durou dez dias. (3)
O primeiro edifício da Universidade da Ásia Oriental (東亞 大學/University of East Asia) foi inaugurado em 28 de Março de 1981.
A Universidade que posteriormente se transformaria na Universidade de Macau (4), na ilha da Taipa, era uma federação de 5 colégios à maneira anglo-saxónica (5):
1 – Pré-universitário (Junior College)
2 – Instituto Aberto (Open College)
3 – Universitário
4 – Politécnco
5 – Pós-graduação (Graduate College)
O Professor Hsueh Shou Sheng foi nomeado reitor fundador. A divisa da universidade era “Humanidade, Integridade, Propriedade, Sabedoria e Sinceridade“.
Fase de construção (MACAU, n.º 9 FEV/MAR 1988)
NOTA: recordar que o dragão chinês é benevolente, dá sorte e longevidade, por isso foi adoptado pelos imperadores chineses, identificando-o como símbolo do poder. É também o símbolo da chuva e tem poderes para acalmar inundações (de rios, de mares).
Notar por isso que os dragões no mural, estão “a nadar nas ondas” (do oceano) e “nove dragões” é um símbolo muito poderoso da Feng Shui – boa fortuna e protecção.
A tradução de Kowloon, área continental defronte a Hong Kong é “a casa dos nove dragões” (九龍 mandarim pinyin: jiu lóng; cantonense jyutping gau2 lung4), daí a sua grande prosperidade.
(1)
Cidade Proibida (故宫博物院) Mural dos Nove Dragões ( 九龙壁)
O “Mural dos Nove Dragões” (九龙壁 – mandarim pinyin: Jiǔ Lóng Bì) foi construído em 1773, aquando da grande renovação da secção nordeste do palácio durante o reinado do Imperador Qianlong (1735-1796). O mural providenciava a privacidade dos aposentos do imperador(palácio da Longevidade). Tem cerca de 29.5 metros de largura e 3.5 m de altura. Tinha como finalidade bloquear os espíritos demoníacos que só sabem “andar” em linha recta.
Retirado do site da wikipédia.
(2)
Mural dos Nove Dragões ( 九龙壁) no Parque Beihai (wikipédia)
(3) Retirado de Nam Van n.º 18, 1985
(4) Em 1988, o Governo de Macau adquiriu o estabelecimento e na sequência do Decreto-Lei nᵒ. 50/91/M, a Universidade da Ásia Oriental (UAO) tornou-se uma universidade pública e foi designada Universidade de Macau (UM) em 1991; 東亞大學 (mandarim pinyin: dong yà dà xué; cantonense jyutping: dung1 aa3 daai6 hok6)
(5) SILVA, Beatriz Basto da – Cronologia da História de Macau Século XX, Volume 5. Direcção dos Serviços de Educação e Juventude, Macau, 1998, 320 p (ISBN 972-8091-64-8)