Falecimento de Francisco José de Paiva (irmão de Mariana Vicência de Paiva) (1)   (nascido a  04-01-1801). Nomeado em 1846, Cônsul de Portugal em Hong Kong, foi o primeiro cônsul português nessa colónia britânica. Foi ele que deu o nome à Travessa do Paiva, que começa entre a Rua Central e a Rua de S. Lourenço e termina na Avenida Praia Grande, ao lado do Palácio do Governo (2)

NOTA: em 1846, num dos primeiros recenseamentos publicados em Hong Kong, são indicados cerca de 50 portugueses com actividade profissional, um terço dos quais funcionários do governo. A maioria, no entanto desempenhava tarefas de escriturário ou de contabilista em companhias de comércio, em bancos, em agências de navegação, registando-se desde logo uma tendência para um número significativo de portugueses abraçar o sector gráfico e de impressão (3)

(1) Mariana Vicência de Paiva foi mãe de Albino Francisco de Paiva Araújo, referido em “OUTRAS LEITURAS – 365 Dias com histórias da HISTÓRIA DE PORTUGAL (I)”
https://nenotavaiconta.wordpress.com/tag/albino-f-paiva-araujo/
(2) TEIXEIRA, Monsenhor M. – A tragédia de Albino Gonçalves de Araújo, boémio macaense in NAM VAN n.º 16, 1989, pp. 47-51
(3) , Luís Andrade de – The Boys From Macau/Portugueses em Hong Kong. Fundação Oriente/Instituto Cultural de Macau, 1999, 202 p., ISBN 972-9440-93-X