Fotos do final da década de 50 ou princípios de 60. (1) (2)
Lorchas regressando da pesca, entrando no Porto Interior
Tancares ancoradas no Porto Interior
Junco
Tancares e sampanas
NOTA: “Lorchas ou Juncos: os ingleses e outros estrangeiros chamam indistintamente “junks“. Em Macau reserva-se a designação de “lorcha” para os barcos de pesca de apreciável tamanho, enquanto se aplica a de “juncos” ou ” tous” para os de tráfego.
Tancar é uma embarcação de 14 côvados de comprimento, 4 de boca e 1 de calado, coberto de esteira e destina-se a transporte de passageiros dentro do porto. É movido só a remos apoiados em toletes, por 2 ou 3 pessoas, gingando uma com remo maior que serve também de esparrela.
Sampan(a) – embarcação de serventia dos tous e outras embarcações de pesca. É remado por meio de pás, como as pirogas africanas.” (3)
(1) BRAGA, J. M. – Macao a short handbook. Information and Tourism Department, Macao, 1963, 64 p. 21,3 cm x 15 cm.
(2) MACAU Portugal no Oriente. Edição da Agência-Geral do Ultramar, 1964
(3) CARMONA, Artur Leonel Barbosa – Lorchas, Juncos e outros barcos usados no sul da China. Obra Social dos Serviços de Marinha, 2.ª edição, 1985, 77 p.
[…] que serve para transporte de pequenas distâncias e por vezes de habitação. Ver anterior post: https://nenotavaiconta.wordpress.com/2012/11/30/macau-maritimo-i/ (7)”betel” ou “bétele“ – planta asarmentosa e aromática/mistura […]
[…] capital e a maior cidade da província de Guangdong. Fica a cêrca de 80 milhas a Norte (2) https://nenotavaiconta.wordpress.com/2012/11/30/macau-maritimo-i/ (3) Kong-Moon, ou Kongmun ou Jiangmen (江門 – mandarim pinyin: Jiāngmén ; cantonense […]